sábado, 22 de agosto de 2015

Dois são presos em Uruará na operação ‘Amazônia Legal’ deflagrada neste sábado pela Policia Civil do Pará

Por Joabe Reis
Policiais Civis lotados na Delegacia de Polícia Civil de Uruará, IPC José Tadeu, IPC Eládio Cruz e EPC Ivan, sob o comando do Delegado Titular, Walison Damasceno, em cumprimento de mandado de prisão, prenderam na manhã deste sábado (22), por volta das 06h00, o nacional, Eudenberto Sampaio de Souza , o Beto, e o nacional, Elton Junior Santos de Castro, acusados de participarem de um esquema que fraudava o sistema eletrônico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles seriam integrantes de uma quadrilha que atuava no estado. As prisões foram feitas na Operação ‘Amazônia Legal’ deflagrada pela Polícia Civil do Pará neste sábado, onde 12 pessoas envolvidas no esquema de fraudes de créditos florestais foram presas no estado do Pará, no Maranhão e em Alagoas.
A operação deflagrada neste sábado foi realizada nos municípios de Belém, Santarém, Redenção, Uruará, Tucuruí e Novo Progresso, além de Maceió (AL) e Itinga (MA). Elas são acusadas de fraudes no sistema de créditos florestais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Segundo a polícia, a quadrilha usava hackers para invadir o sistema de controle de extração madeireira do Ibama e fraudar os registros que autorizam o transporte de madeira. Com isso, o grupo conseguia desbloquear o acesso de madeireiras para o transporte ilegal.
Em um dos casos, bandidos se passaram por superintendentes do Ibama no Pará, em Brasília e também no Rio Grande do Sul, e usando documentos falsos, conseguiram trocar as senhas junto a empresas de certificação digital para conseguir desbloquear o acesso das madeireiras.
O Delegado Walison Damasceno falou sobre as prisões realizadas em Uruará. “No município havia duas pessoas que estavam com suas prisões decretadas. Nós obtivemos êxito no cumprimento dos mandados e essas pessoas foram presas. Esses mandados são oriundos da Vara de Organização Criminosa de Belém. O crime investigado envolvia fraude no Sisflora, créditos florestais que as pessoas estavam vendendo de forma fraudulenta e no esquema empresas que estavam bloqueadas no Ibama e na Sema eram desbloqueadas. A fraude já vinha ocorrendo há algum tempo e o prejuízo para o estado está em torno de 11 milhões de reais pelo o que até agora foi apurado. As investigações vem sendo desenvolvidas há quase 1 ano. E neste sábado foram 12 pessoas presas. Segundo o que foi apurado nas investigações as duas pessoas presas em Uruará atuavam na venda dos créditos, eles tinham créditos de madeira e emitiam as notas com esses créditos de forma fraudulenta”, disse o delegado.
Eudenberto Sampaio de Souza , o Beto, e, Elton Junior Santos de Castro foram encaminhados na tarde deste sábado para Santarém de onde serão conduzidos para a Delegacia Geral da Polícia Civil em Belém onde ficarão a disposição da justiça.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Milhares saem às ruas Por Um Uruará Melhor

Milhares saem às ruas Por Um Uruará Melhor
Por Joabe Reis
Segurança, Compromisso, Administração, Transparência. Encabeçam as reivindicações da sociedade organizada e população em geral do município de Uruará em decorrência da insatisfação de todos com a maneira como o município está sendo administrado, com o descaso e abandono em que se encontra a zona urbana e zona rural do município.
Nesta sexta-feira, 21, a insatisfação com a falta de segurança, falta de medicamentos nas unidades de saúde, falta de coleta de lixo, péssimas condições das ruas, salários atrasados de servidores, entre outros, levou milhares de uruaraenses vestidos de branco a saíram às ruas da cidade na Passeata Por Um Uruará Melhor. Cerca de 90% do comércio fechou as portas em adesão ao movimento e diversas categorias de servidores se uniram a população no protesto pacífico. A concentração do movimento ocorreu em frente a Câmara de Vereadores. Com faixas e cartazes os manifestantes perfizeram o percurso passando por ruas de chão com muita poeira até chegarem em frente ao Fórum do município onde uma carta reivindicatória contendo todas as reivindicações da população de melhorias para o município foi entregue a promotoria de justiça e judiciário local, o mesmo documento também foi entregue a Câmara de Vereadores.
Entre outras reivindicações estão: segurança, transparência na administração pública, efetividade na aplicação dos recursos, e compromisso com o povo uruaraense. Requerendo apoio e atuação efetiva das autoridades competentes em prol de mudanças urgentes no município de Uruará em tudo que se refere a qualidade de vida e direitos constitucionais dos cidadãos do município.
Segundo a Polícia Militar 5 mil pessoas participaram da Passeata. Que se encerrou por volta das 11 horas.
O Juiz da Comarca de Uruará, Vinícius de Amorim Pedrassoli, recebendo e assinando o documento entregue pelo movimento contendo as reivindicações da população 

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Tabaco cai por tráfico de droga em Uruará

Em cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar e Pessoal a Polícia Civil de Uruará prendeu nesta terça-feira, 18, o nacional José Arnaldo Gonçalves da Silva, 44 anos, vulgo Tabaco, acusado de tráfico de droga.
A prisão aconteceu na residência do acusado, na Rua Tiradentes, Bairro Industrial, zona nordeste da cidade de Uruará, e foi efetuada pelo IPC Eládio Cruz, IPC José Tadeu e EPC Ivan. O serviço de inteligência da Polícia Civil já vinha monitorando os passos de José Arnaldo há alguns meses. Após reunir provas suficientes os policiais civis apresentaram a justiça e o juiz titular da comarca de Uruará, Vinícius de Amorim Pedrassoli, expediu imediatamente um Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar e Pessoal. O acusado não resistiu a prisão e na delegacia confessou a prática de comercializar o entorpecente a 10 reais o valor da peteca da droga do tipo crack.
Com José Arnaldo a polícia apreendeu 30 gramas da droga, e substâncias que ele utilizava para a mistura na confecção do entorpecente, também foi apreendida uma arma de fogo de uso permitido uma 635mm. O acusado é deficiente físico, não tem uma das pernas que perdeu num acidente de trabalho e segundo a polícia ele usava as muletas para esconder a droga enquanto fazia a venda.
O Investigado de Polícia Civil, Eládio Cruz, contou como a polícia chegou a prisão do acusado. “Ele já estava há algum tempo praticando a venda de entorpecente na cidade e se tornou conhecido da polícia, e através do nosso trabalho de inteligência e investigações, reunimos provas e levamos ao juiz solicitando o mandado de busca e apreensão que nos foi concedido. Ao cumprirmos o mandado encontramos na residência do Tabaco uma certa quantidade de droga e a arma. A polícia civil segue combatendo o tráfico de drogas em Uruará”, disse o investigador.
José Arnaldo Gonçalves da Silva foi autuado em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e está recolhido na delegacia de polícia civil de Uruará a disposição da justiça.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Exposição mostrou trabalhos realizados por alunos da Escola Ângelo Debiase no projeto Construindo Pontes e Descobrindo Mundos

Exposição mostrou trabalhos realizados por alunos da Escola Ângelo Debiase no projeto Construindo Pontes e Descobrindo Mundos
Alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Debiase, na zona sul da cidade de Uruará, participaram do projeto de incentivo a leitura chamado Construindo Pontes e Descobrindo Mundos.
Os estudantes produziram textos, livros artesanais e pinturas em quadros, num modelo de projeto que poderia ser implantado em outras escolas do município e ser copiado pelas escolas de todo o país, dado o resultado final do desempenho de cada aluno participante do projeto.
Uma exposição montada tanto na érea externa quanto interna de uma das salas de aula da escola mostrou os trabalhos realizados pelos alunos nos dois primeiros bimestres letivo.
O projeto foi coordenado pelas professoras Regina Leite, Jania Lidia e Rosivania Debiase. A professora Regina Leite falou sobre o projeto e seus objetivos. “Nós sabemos que a tecnologia está avançada e muitas vezes nossos livros estão esquecidos e nós sabemos que só a leitura ela une as pessoas, liga um país ao outro. Hoje as crianças preferem a internet, preferem jogos e os livros estão mesmo esquecidos, então tem que ser resgatada essa leitura, pois nós temos hoje alunos na 8ª série  com bastante dificuldade e como nós estamos encerrando o ciclo do 4º ano/5º ano o objetivo é melhorar para que essas crianças vão para o 6º ano mais preparadas, lendo e escrevendo corretamente. O projeto veio exatamente para isso, pra resgatar, pra melhorar. Quando decidimos fazer mais um projeto de leitura foi no intuito de que esses alunos pudessem produzir, escrever, para melhorar a oralidade e a fala deles, o objetivo foi esse”, disse a professora.
Após abertura da exposição que contou com a presença de todas as turmas da escola do período da manhã, os alunos do 5º ano tiveram um reforçado café da manhã com direito a frutas, pão, bolo e sucos.
Parabéns a Escola Ângelo Debiase e as organizadoras do projeto pela importante iniciativa.

Colisão entre caminhonete e moto pop deixa vítima fatal na Transamazônica, próximo a Uruará

Por Joabe Reis
Na noite deste domingo, 16, uma colisão entre caminhonete e motocicleta pop tirou a vida de um jovem do município de Uruará na Transamazônica (BR 230). O acidente aconteceu por volta das 21 horas no km 170, a 10 km da sede do município. O jovem seguia no sentido cidade de Uruará enquanto a caminhonete, que tinha ao volante uma mulher, seguia no sentido contrário. A intensa poeira e más condições da estrada de chão podem ter favorecido ao ocasionamento do acidente. A vítima, Lucas de Souza Ribeiro, 24 anos, que conduzia a moto pop,  morava no travessão do km 170, teve fratura exporta na perna e fraturou o pescoço morrendo no local.
A Polícia Militar, através da sargento PM Rita Costa, e Polícia Civil, através do IPC José Tadeu, IPC Eládio Cruz e EPC Ivan, estiveram no local. A motorista não teve ferimentos e deve prestar esclarecimentos na delegacia nesta segunda-feira, 17.