sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Uruará tem o 18º rebanho bovino do Pará, diz IBGE

Por Joabe Reis
O município de São Félix do Xingu, no Pará, liderou o ranking brasileiro em termos de rebanho bovino em 2014. O efetivo chegou a 2,213 milhões de cabeças, 1% do total nacional, segundo dados da pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM) referente ao ano passado. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Novo Repartimento tem o 2º maior rebanho do estado com 959.056 bovinos e Marabá aparece em terceiro lugar com um rebanho bovino de 900.000 cabeças. O município de Uruará tem o 18º maior rebanho bovino com 313.523 cabeças.
Ao todo, o rebanho bovino brasileiro chegou a 212,343 milhões em 2014, avanço de 0,3% em relação a 2013. "Com isso, o Brasil manteve-se como segundo colocado no ranking mundial, atrás apenas da Índia", destacou o IBGE.
De acordo com os dados do IBGE o município de Uruará além do rebanho bovino de 313.523 cabeças de gado. Ainda tem 208 bubalinos e o 2º maior rebanho de eqüinos do estado do Pará com 10.832 animais (São Félix do Xingu tem o maior com 17.241 animais). Na região, Itaituba tem um rebanho de 344.197 bovinos, 1.200 bubalinos e 5.760 equinos. Medicilândia tem 152.562 bovinos, 6 bubalinos e 998 equinos. Placas tem 127.830 bovinos, 21 bubalinos e 1.685 equinos. Rurópolis tem 142.087 bovinos, 380 bubalinos e 4.205 equinos. O município de Aveiro tem 42.16 bovinos, 576 bubalinos e 360 equinos. Brasil novo tem 241.027 bovinos, 57 bubalinos e 5.271 equinos. Altamira tem o maior rebanho da região com 687.535 bovinos, 863 bubalinos e 5.482 equinos.
De acordo com os dados, no país mais da metade (54%) de todo o efetivo estava concentrada em cinco Estados: Mato Grosso (líder com 28,592 milhões de cabeças, 13,5% do gado nacional), Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A pedido do Deputado Eraldo Pimenta, URE será implantada em Uruará, diz secretária de educação do estado, Ana Cláudia

Por Joabe Reis
O Deputado Eraldo Pimenta, do PMDB, apresentou nesta terça-feira, dia 06, na Assembléia Legislativa do Pará, as demandas da região Oeste do Pará à Secretária Especial de Educação do Estado, Ana Cláudia, em especial a criação de uma Unidade Regional de Educação (URE), no Município de Uruará.
Segundo a Secretária de Estado, o pedido feito pelo deputado Eraldo Pimenta já estava pronto na mesa do Governador Simão Jatene. “Ao assumir a pasta da Educação do Estado, o deputado Eraldo Pimenta já havia apresentado às necessidades da região do Oeste do Pará, quando ainda, o secretário era Helenilson Pontes, e, agora dando continuidade aos trabalhos, estaremos criando esta nova Unidade Regional de Educação, a pedido do deputado Eraldo Pimenta, que representa o povo do Oeste do Pará. Já fizemos todo o levantamento do trabalho, os estudos necessários e estamos agora montando a Lei de criação da URE para Uruará, a qual dará um melhor atendimento educacional para esta região”, disse a secretária de Educação do Estado do Pará, Ana Cláudia.
Durante a reunião, a Secretária disse ainda, que o deputado Eraldo Pimenta, preocupado com a área educacional da região, cobrou mais investimentos do Governo do Estado Para o Oeste do Pará, Transamazônica, Tapajós e Xingu. “A gente vê no deputado Eraldo Pimenta, um representante preocupado com o Oeste do Estado e, ele tem nos cobrado. Vamos contribuir para o desenvolvimento e investimento da educação para esta região”, finalizou.
O deputado Eraldo Pimenta, disse que os pedidos e as cobranças estão sendo feitos, em todos os seguimentos em prol do povo da região Oeste do Pará. “Fizemos este pedido e como informou a própria Secretária de Educação do Estado, Ana Cláudia, a URE será implantada em Uruará. Além disso, temos cobrado e apresentado as demandas de nossa região, como por exemplo, a reforma e ampliação do Ensino Médio na Escola Melvin Jones; a Construção de outra escola do Ensino Médio para o município de Uruará; apresentamos também a questão de Transporte Escolar; mais valorização aos profissionais da Educação do Estado; enfim, melhorias para a área educacional do Oeste do Pará, Transamazônica, Tapajós e Xingu. Onde eu puder cobrar, reivindicar melhorias e investimentos eu farei. Para isso fui eleito deputado, e, levantarei a bandeira do progresso desta região”, finalizou Eraldo Pimenta.

Polícia desvenda duplo homicídio ocorrido na zona rural de Uruará e esposa de vítima é presa

Polícia desvenda duplo homicídio ocorrido na zona rural de Uruará e esposa de vítima é presa
Por Joabe Reis
                                                 Daniel, Keila e Ronaldo
A polícia Civil apresentou na manhã desta quarta-feira, 07, três acusados de cometerem o duplo homicídio ocorrido na noite de domingo, 04, no travessão 224 norte, zona rural do município de Uruará, quando foram assassinados a tiros, Welinton Fagno Souza Milhomem, de 21 anos, e Daniel Rodrigues, de 20 anos. A esposa de uma das vítimas acabou confessando o crime.
Após dois dias de investigação a polícia chegou aos três acusados, a esposa de um dos homens assassinados, Keila Rosa dos Reis, 18 anos, o amante dela, Ronaldo de Sousa Nascimento, 21 anos, e o primo de uma das vítimas, Daniel dos Santos Lima, 20. Sexo foi o motivo principal do crime. Keila Rosa mantinha uma relação extraconjugal com Ronaldo de Sousa e insatisfeita com o relacionamento que tinha com a vítima, Welinton Fagno Souza Milhomem, planejou o assassinato do marido. Para ajudá-la a concretizar o crime Keila chamou o amante Ronaldo e ofereceu sexo em troca da ajuda de Daniel. Na noite de domingo, 04, as vítimas e os três acusados estavam numa festa que acontecia no travessão 224 norte, no meio da noite Keila saiu com o marido e o primo para irem para casa quando de posse de uma espingarda ela efetuou um disparo contra Daniel Rodrigues enquanto Ronaldo efetuou um disparo contra Welinton Fagno. Após cometerem o crime eles retornaram para a festa onde Keila começou a dizer que um tio dela teria vindo de Novo repartimento e Assassinado o seu marido. A intenção da esposa assassina era passar um tempo fora do município e depois retornar para morar com o amante Ronaldo na propriedade que o marido havia adquirido no travessão 224 norte onde o crime aconteceu.
No entanto a Polícia Civil, através dos investigadores Célio salvador e Sílvio Alex, Escrivão Ivan Santos, sob o comando do Delegado Walison Damasceno, conseguiu descobrir a farsa de Keila e desvendou o duplo homicídio efetuando a prisão dos 3 acusados.
As duas espingardas, calibre 20 e calibre 16, usadas pelos acusados para cometerem os assassinatos, foram apreendidas. Segundo a polícia Daniel seria quem entregou as armas para Keila e Ronaldo cometerem o crime.
“Desde o princípio das investigações nós já suspeitávamos da esposa de uma das vítimas que no local do crime contou uma história muito estranha que não batia com os fatos e viemos a confirmar que a mesma teve participação nos homicídios após capturarmos Daniel dos Santos, primo de uma das vítimas, e ela depois de presa contou que no crime também teve a participação do seu amante o Ronaldo, este foi preso e também confessou o crime. Os três serão autuados por duplo homicídio e ficarão recolhidos a disposição da justiça”, disse Walison Damasceno.
                                                             Daniel, Keila e Ronaldo
As vítimas e acusados chegaram ao município de Uruará no mês de agosto deste ano vindos do município de Novo Repartimento, estavam morando numa propriedade rural que Welinton havia comprado no travessão 224 norte.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Homem se passa por cliente e assalta loja da A Movelar em Uruará

Por Joabe Reis
A audácia de bandidos é cada vez maior em tempos de criminalidade desenfreada no município de Uruará. Por volta das 9 horas e 45 minutos desta terça-feira, 06 de outubro, um homem entrou numa loja da A Movelar, no centro da cidade, se comportando como cliente, estando bem vestido usando óculos e boné, até chegar ao caixa, onde mudou o comportamento ao mostrar um revolver que carregava na cintura anunciando o assalto. Quando um funcionário do setor de cobranças se levantou o assaltante sacou a arma e rendeu os funcionários e clientes ordenando que o dinheiro fosse colocado num saco oferecido pelo próprio assaltante. Em seguida o ladrão saiu levando o dinheiro que havia no caixa, usando uma moto pop de cor preta para fugir pela Perimetral Norte em direção a zona oeste da cidade.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil ainda na manhã desta terça-feira. A quantia de dinheiro roubada não foi divulgada pela loja.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Novos conselheiros tutelar eleitos em Uruará


A primeira eleição unificada para Conselho Tutelar ocorreu neste domingo em todo o país. No município de Uruará (PA) 13 candidatos concorriam a 5 vagas de conselheiros tutelar titulares. Durante todo o dia, das 8h às 17h, centenas de eleitores compareceram as urnas distribuídas em três locais de votação, sendo um na zona urbana e dois na zona rural.
A apuração dos votos foi encerrada por volta das 22 horas. Foram eleitos os conselheiros tutelares, Jhonny William com 334 votos, Maria Edileusa com 154 votos, Josélia da Silva com 113 votos, Maria do Socorro com 109 votos e Jhonata de Castro com 82 votos. Os conselheiros suplentes serão Neide Henrique (74), Cleide dos Santos (65), Maria Cleide (62), Neilson Alves (62) e Maria Helena (60).

Os novos conselheiros tomam posse em janeiro de 2016.

domingo, 4 de outubro de 2015

População uruaraense comparece as urnas nas eleições unificadas para Conselho Tutelar 2015

População uruaraense comparece as urnas nas eleições unificadas para Conselho Tutelar 2015
Por Joabe Reis
Neste domingo, 4 de outubro, os eleitores do município de Uruará compareceram as urnas para escolherem os novos conselheiros tutelares do município para os próximos 4 anos, nas eleições unificadas para Conselho Tutelar 2015. Mesmo tendo que enfrentar filas os eleitores não deixaram de votar e a eleição segue num clima tranqüilo no município.
Na sede do município teve 3 urnas disponibilizadas na Escola Melvin Jones para que os eleitores pudessem votar, e mais duas na zona rural, sendo 1 na Escola Tiradentes, Vila do Km 201 e 1 na Escola José Bonifácio, Vila do Distrito Alvorada km 140.
Os 5 conselheiros eleitos e os 5 conselheiros suplentes serão conhecidos durante a noite deste domingo, acredita-se que por volta das 21 horas a apuração dos votos já tenha apontado os novos eleitos. Em Uruará 13 candidatos concorrem nas eleições. A votação segue até as 17 horas.