terça-feira, 13 de março de 2012


A paraense que encanta com sua bela voz

A beleza da mulher paraense unida ao talento

Eliana Soares da Silva , a Liah nasceu no dia 18 de Janeiro de 1980 em Tucuruí, estado do Pará. Cantora, compositora e ocasionalmente atriz 
Em 2003 Liah lançou seu primeiro single, Garotas Choram Mais, um hino feminista que acabou por alcançar a quarta posição. O primeiro álbum, o homônio Liah é lançado em 2004, alcançando a terceira poisção, vendendo em torno de 1.000.000 milhão cópias e sendo certificado de platina dupla pela ABPD. Do álbum surgiu o single mais famoso da carreira de Liah, a faixa Poesia e Paixão, que alcançou o primeiro lugar por duas semanas consecutivas.
Em 2005 a cantora lança o segundo álbum, Perdas e Ganhos, que vendeu em torno de 100 mil cópias, sendo certificado de ouro, no qual saiu o single Sere Nere, com participação do cantora italiano Tiziano Ferro, uma das canções mais tocadas daquele ano. 
Em 2008 a cantona lança o terceiro álbum, intitulado Livre, que trouxe uma sonoridade diferente de seus antecessores, deixando de lado o pop e sendo introduzido no pop rock, fazendo uma sonoridade similar à da cantora Colbie Caillat. O álbum não foi tão bem recepcionado, vendendo apenas 50 mil cópias, sendo certificado de ouro.
Atualmente a cantora se prepara para lançar o quarto álbum, previsto para o primeiro semestre de 2011. Liah vendeu em torno de 1.150.000 milhão álbuns, de onde foram retirados sucessos como Garotas Choram Mais, Poesia e Paixão, Sere Nere, O Amor é Mais, dentre outros.
Nascida em uma família convencional, não tendo nenhum música profissional, Eliane com menos de dois anos se deitava no colo do pai para ouvir os seus discos, Luiz Gonzaga a Cartola e, aos três anos passou a cantar no coral da igreja em que sua família frequentava. Aos onze anos a aspirante à cantora ganhaseu primeiro violão como presente de Natal, mesma época que começou a compor suas primeiras músicas e criar seus primeiros arranjos. Aos doze anos, Liah se inscreve em um Festival de Música Popular Brasileira, no qual chegou ao vigésimo quarto lugar dentre 3 mil inscritos, sendo sua primeira experiência com o palco e o público.
Em 1994, com apenas 14 anos, Liah muda-se de sua cidade, lugar sem estruturas para que desse inicio em sua carreira de cantora, e vai morar com seus tios em Santa Catarina, lugar onde estudou dança e violão clássico. Entre 1994 e 1999 a cantora participou de vários festivais de música e passou a integrar várias bandas de pop rock e jazz, chegando a cantar em vários barzinhos onde tocou Sheryl Crow,Stevie WonderDjavanShania TwainCassia Eller, dentre outros nomes da música brasileira e internacional.
Em 2000 Liah muda-se novamente, desta vez para a cidade de São Paulo, visando a iniciar sua carreira como cantora e compositora. Na época Liah participou de diversos festivais, de um musical e integrou um curso na Oficina dos Menestréis, local de onde surgiram outros nomes da música como Zélia Duncan e Oswaldo Montenegro
Em 2001 conheceu o produtor Rique Azevedo, que apostou no talento de Liah como compositora, gerando junto a ela mais de cinquenta músicas e, pouco tempo depois, foi apresentada a Pedro Barezzi e Dani Mônaco, compositores e arranjadores que ajudaram a iniciação da carreira da cantora. Em 2002 a cantora ganha status de compositora renomada no meio artístico, tendo muitas de suas canções gravadas por grandes artistas brasileiros, como Fotos No Espelho por Angélica e Desperdiçou por Sandy e Junior, além de outras canções compostas para Wanessa CamargoKLB, dentre outros.
No mesmo ano Liah consegue um contrato com a gravadora EMI e muda-se para Belo Horizonte, em Minas Gerais, cidade onde residia seu empresário Felipe Barreto e onde começou a gravar seu primeiro álbum produzido por Rubem di Souza e o grupo de músicos e produtores Yahoo, formado por Zé Henrique, Marcelão e Serginho, conhecidos por trabalhar com o LS Jack, com quem chegou a gravar em torno de quarenta músicas.
Em 2003 Liah assina com uma grande gravadora, a EMI e em 2004 seu primeiro álbum intitulado "Liah" chega as lojas trazendo o primeiro single "Garotas Choram Mais", que estreou com grande repercussão por ser uma canção altamente feminista e abriu caminhos nas paradas para o nome de Liah.
Logo em seguida a música "Poesia e Paixão" foi lançada como single e obteve grande aceitação do público em geral, consolidando-se como o maior sucesso de Liah, chegando ao # 1 das paradas musicais. "O Amor é Mais" foi escolhido como terceito single do álbum e entrou para trilha sonora de Malhação o que ajudou as paradas das rádios. Outras duas canções: "Acreditar no Seu Amor" e "Não Vou duvidar" chegaram a tocar em algumas rádios do país.
No fim de 2004 Liah grava a canção "Sere Nere", uma parceria musical com o cantor italiano Tiziano Ferro. A música alcançou as paradas de sucesso e foi incluída original na trilha sonora da novela global Senhora do Destino.

Em 2005, "Perdas e Ganhos", seu segundo álbum, chegou às lojas com a produção assinada por Marcelo Sussekind. "Perdas e Ganhos" rendeu em 2005 o single "Tarde Demais", que fez parte da trilha sonora de Malhação e permaneceu semanas nas paradas de sucesso. A faixa "Tardes Negre", versão de "Sere Nere" em português foi também foi divulgada nas rádios.
Em 2006 foi a vez do single título do álbum "Perdas e Ganhos" ser lançado nas rádios. A faixa fez algum sucesso porém foi semanalmente despencando nas paradas fazendo com que logo fosse retirada das rádios. O single ainda entrou para a trilha sonora de duas novelas: "Alta Estação" da Record e "Cristal" do SBT
O álbum "Perdas e Ganhos" traz um certo amadurecimento em relação à sonoridade e voz da cantora.
Em 2007 Liah inicia as gravações de seu terceiro álbum, alçando novos vôos ao assinar pela primeira vez a produção do seu disco, juntamente com seus parceiros Dan Sebastian e Cesar Santos, e inicia a divulgação do disco "Livre" independente em 2008. A faixa "Livre" chega a algumas rádios.
O disco Livre ganha visibilidade, e em seguida Liah fecha com a gravadora Som Livre para distribuí-lo nas lojas em janeiro de 2009. A execução da música "E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só", regravação do sucesso de Roberto Carlos e que está presente na trilha sonora da novela Três Irmãs, entrará como bonus track no álbum.

Cor preferida da cantora é azul, o Manequim é 34 e Calça 36
Liah lançou novo Albúm: Quatro Cantos
Lançamento: 2012
Gravadora: BT
Formato: Rar
Tamanho: 60 Mb
Download
Lista de Músicas
01. Entre nós
02. Todos os cantos
03. Sangrou
04. Nossa música
05. Olhar secreto
06. Casa vazia Part. esp.: Ivan Lins
07. Se tudo for
08. Loucos e lindos
09. Barulhar
10. Penso
11. Gaia
12. Teu silêncio