sábado, 19 de setembro de 2015

Vítima de câncer morre um pioneiro do município de Uruará

Por Joabe Reis
                  Benvindo José da Costa
Faleceu no início da noite desta sexta-feira, 18 de setembro, um pioneiro do município de Uruará, Benvindo José da Costa, 87 anos, vítima de câncer. O pioneiro vinha lutando contra a doença há vários meses.
O velório está acontecendo na residência da família no km 147 sul, e o sepultamento será as 17 horas deste sábado, 19 de setembro de 2015.
Benvindo José da Costa foi um dos primeiros moradores a chegar à região onde hoje é o município de Uruará, ele nasceu no mês de agosto do ano de 1928 no estado da Bahia. Trazido pelo governo federal, Benvindo chegou a região no início da década de 1970 e ajudou a construir o município.
Foto tirada em março de 2014 na casa do seu Benvindo 
Em conversa com nossa reportagem no mês de março de 2014, o pioneiro que nos recebeu em sua casa durante uma tarde daquele mês, nos contou sobre sua chegada ao município de Uruará. “Meu nome é Benvindo José da Costa, nasci no estado da Bahia. Eu cheguei na Transamazônica, aqui no município de Uruará no dia 29 de setembro de 1972, vindo estado de São Paulo. Cheguei aqui já com família, apenas uma filha nasceu nessa terra. Fui trazido pelo INCRA, eu já imaginava que aqui era um lugar difícil porque ainda não tinha moradores, então eu já vim prevenido. Sempre trabalhei na agricultura lutando com as dificuldades porque aqui não tinha carro, pra viajar no outro dia você não sabia em que tipo de carro embarcaria, se era cheio de arame farpado ou cheio de tambor de óleo. Nessa minha propriedade eu plantei arroz, pimenta do reino, milho pra dá as galinhas e hoje eu tenho a lavoura de cacau. Eu sou muito contente em viver nessa região, gosto demais. O município de Uruará desenvolveu muito, aqui não tinha nada. Quando eu cheguei aqui só tinha a morada e a escola da dona Rita e o padre Oscar que chegou depois e construiu uma igreja onde hoje é a cidade e daí pra cá cresceu que eu nem imaginava que pudesse crescer tanto. Eu tenho 10 filhos e a mãe deles e minha companheira, Jesuína dos Santos Costa, faleceu no ano 2.000, ela foi minha companheira por 48 anos. Sou muito feliz com a minha família, graças a Deus, quanto mais a família é grande, mais o amor é maior”, finalizou.
Naquela oportunidade, durante a visita seu Benvindo nos ofereceu um caldo de cana extraído do canavial cultivado na propriedade.
Descanse em Paz Benvindo José da Costa.
Nossas condolências a família.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bandidos armados assaltam Cerealista no centro da cidade de Uruará

Por Joabe Reis
Uma Cerealista de compra de cacau foi assaltada no início da tarde desta sexta-feira, 18, no centro da cidade de Uruará. O assalto ocorreu por volta das 13 horas e 30 minutos, dois homens armados de revólver e pistola e de capacetes entraram na Cerealista renderam dois funcionários colocando as armas apontadas para a cabeça dos dois trabalhadores e numa ação rápida pegaram o dinheiro que estava na gaveta da mesa do escritório e fugiram em seguida pela contramão da Avenida Perimetral Sul em direção a zona oeste da cidade. Durante a fuga um dos bandidos chegou a atirar num carro particular que seguia logo atrás dos elementos também pela Avenida Perimetral Sul. Mas ninguém foi ferido.
As polícias, civil e militar, fazem buscas pelos assaltantes.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Festival do Pescador no Rio Iriri acontecerá no fim do mês

Por Joabe Reis
Os moradores da beira do Rio Iriri, na vicinal do km 185 Sul, a cinco minutos rio acima do Porto Maribel, estão se mobilizando para o Festival do Pescador que vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de setembro na Ilha Jacundá, a cerca de 100 quilômetros do centro urbano do município de Uruará.
Juvenal Marino da Silveira, popular Jacundá, um dos organizadores do Festival falou como estão os preparativos para o evento. “Tivemos a iniciativa de criar este evento no ano passado com um grupo de pescadores. Estamos montando tudo. Ali acontecem várias atividades como prova do tambor, natação e a pescaria de quem pega o maior e menor peixe, bem como a maior quantidade”, explicou.
Juvenal Marino da Silveira (Jacundá)
Jacundá disse que conta com a participação de todos. “Basta chegar junto conosco. Temos toda a infraestrutura disponível e gratuita. Quem for só paga o que consumir. Até o peixe eu dou para quem queira fazer a caldeirada. Queremos a participação de todos. A ilha tem capacidade para receber três mil pessoas”, disse.
Juvenal Marino da Silveira mora na Ilha Jacundá há 20 anos, onde cresceu se casou e formou família. No local o visitante pode armar a reide num barracão ou armar a barraca, para relaxar e dormir.
O festival do Pescador tem como finalidade promover a cultura da pesca artesanal de maneira sustentável.

Veículo pega fogo na Transamazônica próximo a cidade de Uruará

Por Joabe Reis
Nesta quarta-feira, 16, uma caminhonete pegou fogo quando trafegava pela rodovia Transamazônica (BR 230) na altura do km 175, a 5 km do centro urbano do município de Uruará. Falhas mecânicas teriam provocado o incêndio.
O proprietário do veículo, Raimundo Ferreira, contou como aconteceu o incidente. “Ao chegar aqui neste local, próximo a lagoa do Rodolfo, o carro começou a falhar, dar mau contato e quando paramos ele começou a pegar fogo. Ainda tentamos usar o extintor, mas, não deu tempo de evitar o fogo que atingiu por completo.”, explicou.
Quatro pessoas estavam no veículo que conseguiram sair antes das chamas consumirem a caminhonete. Todos os ocupantes passam bem, não sofreram ferimentos.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A semana é de jogos internos do ensino médio em Uruará, a OliMelvin

 A semana é de jogos internos do ensino médio em Uruará, a OliMelvin
Por Joabe Reis
Teve abertura na noite desta segunda-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicoline, na região central da cidade de Uruará, a I OliMelvin (Olimpíada da Escola Melvin Jones do Ensino Médio). Serão 4 dias de jogos.
A 1ª OliMelvin - Olimpíada da Escola Melvin Jones do Ensino Médio - tem 40 equipes participantes divididas nas modalidades de Futsal, Handebol e Vôlei, masculino e feminino. Ao todo mais de Mil alunos estão envolvidos na competição.
Segundo a Professora Dayane Kun, uma das organizadoras do evento, o objetivo da Olimpíada é a integração dos alunos. “A idéia é socializar, interagir, confraternizar e desenvolver estes aspectos entre as turmas do ensino médio, tanto das turmas da manhã, da tarde quanto da noite. Os professores unidos neste evento demonstrando a preocupação com os alunos e nosso compromisso como educadores”, explicou.
A aluna do 3º ano, Caroline Bernardes, que participa da Olimpíada, disse que a turma montou uma equipe de Futsal para participar dos jogos. “Reunimos as meninas da sala e montamos uma equipe de futebol de salão e a experiência até agora deu certo, pois já estamos classificados para a final. Quero parabenizar os alunos e os professores. Precisamos muito de investimentos no esporte, os jovens querem e precisam ser desafiados e apoiados”, ressaltou.
Outra aluna, Antonia Naryele, parabenizou a atitude dos professores por organizar a Olimpíada. “Os professores estão de parabéns. Esta olimpíada chega num momento em que Uruará estava precisando, principalmente os alunos”, parabenizou.
O aluno Tiago Somoskovize Favili destacou a importância da competição. “Muito bom este evento. Os alunos estão entusiasmados com o vôlei, futsal e handebol. Além disso, temos uma integração com nossos colegas de escola”, disse.
A primeira OliMelvin vai até sexta-feira, dia 18, com vários jogos disputados no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicoline, nos períodos, manhã, tarde e noite.