sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Autor de homicídio em Uruará (PA) é capturado na cidade de Placas (PA)

Autor de homicídio em Uruará (PA) é capturado na cidade de Placas (PA)
Por Joabe Reis
A Polícia Civil conseguiu prender na tarde desta sexta-feira, 16 de outubro, o autor de homicídio ocorrido no domingo 11 de outubro numa vila de aluguel da Rua 13 de Maio, na zona oeste da cidade de Uruará, que teve como vítima José Ronaldo dos Reis, 38 anos, esfaqueado por 5 vezes. Francisco Valdeis de Castro, 32 anos, vulgo Maninho, foi preso na cidade Placas, cidade para onde Francisco havia fugido a pé após cometer o crime.
A prisão foi efetuada pelos investigadores de Polícia civil lotados na Delegacia de Polícia civil de Uruará, Silvio Alex e Célio Salvador, sob o comando do delegado Walison Damasceno, com o apoio dos policiais civis do município de Placas.
Na Delegacia em Uruará Francisco confessou o crime, disse que cometeu o crime depois de ser agredido e ameaçado pela Vítima, José Ronaldo, e afirmou está arrependido. “Eu cheguei perto dele e numa brincadeira disse que o dinheiro estava caindo do bolso dele, só que não havia dinheiro, aí ele falou, você está me tirando? Quer apanhar? Aí eu disse tu não é doido de me bater, quando eu disse isso ele me deu uma mãozada na cara, depois ele entrou no quarto dele pegou uma faca e começou a dizer que ia me matar. Então eu peguei uma faca velha que estava encima de uma pia fiz o que fiz. Estou arrependido. Vou pagar pelo o que fiz e quero sair de cabeça erguida”, disse o autor do homicídio.
Francisco saiu a pé da cidade de Uruará na noite do crime e chegou na cidade vizinha, Placas, na manhã do dia seguinte, onde já havia conseguido trabalho, mas acabou sendo preso.
Segundo o delegado Walison Damasceno Francisco foi autuado por homicídio qualificado. “Conseguimos localizar o autor do homicídio na cidade de Placas e com o apoio e bom trabalho dos policias de Placas conseguimos prender esse indivíduo que foi trazido pra cá, sendo que sua prisão preventiva foi decretada e ele ficará a disposição da justiça. Foi mais um homicídio desvendado no município”, afirmou o delegado.
O Crime - Por volta das 18 horas de domingo, 11 de outubro, um morador de uma vila de moradia de aluguel acabou morrendo esfaqueado em frente a vila. De acordo com informações colhidas no local tudo começou com uma brincadeira, em seguida a vítima esbofeteou o rosto do acusado de cometer o crime e após bater no rosto do acusado a vítima teria ficado zombando do mesmo, este se armou com uma faca e esfaqueou por 5 vezes o seu agressor. O esfaqueamento aconteceu no meio da rua em frente a vila onde ambos moravam na Rua 13 de Maio, zona sudoeste da cidade de Uruará. Tanto a vítima, José Ronaldo dos Reis, 38 anos, quanto o acusado de cometer o crime, conhecido por Maninho, são do município de Tailândia (PA). Os dois haviam ingerido bebida alcoólica.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Polícia Militar cumpre mandado de busca e apreensão em fazenda da zona rural de Uruará

Por Joabe Reis

Na tarde desta terça-feira, 14, uma operação realizada pela Polícia Militar acompanhada por oficial de justiça, cumpriu mandado da justiça de busca e apreensão em fazenda do travessão do km 155 norte, zona rural do município de Uruará. Na fazenda estariam ocorrendo furtos e extração ilegal de madeira.
Pelo menos um trator e um caminhão foram apreendidos e 4 trabalhadores encontrados na área foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil do município onde serão ouvidos pela autoridade policial.
De acordo informou o Delegado de Polícia Civil, Walison Damasceno, será instaurado um inquérito policial para apurar quem é o proprietário do caminhão e do trator e se estava ocorrendo de fato o furto de madeira no local.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dupla amarra idoso e rouba espingarda e dinheiro na zona rural de Uruará

Por Joabe Reis

A polícia civil divulgou nesta quarta-feira, 14, a prisão de dupla que cometeu assalto em duas propriedades na zona rural do município de Uruará. Os assaltos ocorreram por volta das 14 horas da segunda-feira, 12, no travessão 180 norte. A dupla, Marlison Oliveira da Silva, 18 anos, e D.A.A. de 17 anos, primeiro assaltou uma casa na propriedade rural de um idoso de onde roubaram uma espingarda e 9º reais em dinheiro quando deixaram o idoso amarrado. Usando uma motocicleta titan da cor vermelha e uma arma de fogo artesanal eles ainda assaltaram outra propriedade mais adiante quando roubaram 1 celular e 20 reais em dinheiro da casa onde mora outro idoso.
O primeiro idoso assaltado conseguiu se soltar e foi até a casa de um vizinho de onde conseguiu chamar a Polícia Militar que de imediato passou a fazer busca pelos assaltantes e estes foram presos pouco tempo depois pelos policiais militares, cabo França, soldado Tapajós e soldado Adams. Com a dupla foi encontrado a espingarda, o celular e o valor em dinheiro, roubados, também foi apreendido uma arma de fabricação caseira utilizada pela dupla.

A dupla foi apresentada ao Delegado Walison Damasceno na Delegacia de Polícia Civil de Uruará. O jovem preso e o adolescente apreendido já têm passagem pela polícia. Marlison Oliveira da Silva foi autuado em flagrante por roubo e está recolhido a disposição da justiça. O menor D.A.A. teve em seu desfavor um auto de apreensão de ato infracional e deverá ser encaminhado para cumprir medidas sócio-educativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) em Santarém.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Com quase 18 mil hectares de área plantada em 2015 produção de cacau deve ser de 9 mil toneladas no município de Uruará

Com quase 18 mil hectares de área plantada em 2015 produção de cacau deve ser de 9 mil toneladas no município de Uruará
Por Joabe Reis
Foto: Cirineu Santos
O município de Uruará se aproxima das 18.000 hectares de área de cacau plantada e tem uma produção prevista de 9.000 toneladas de amêndoas de cacau secas. Números da safra de 2015 divulgados pelo escritório local da CEPLAC. Ainda de acordo com os dados divulgados, foram distribuídas 1.850.000 sementes de cacau para 565 produtores em 7 etapas de distribuição, destes produtores 330 irão plantar cacau pela primeira vez.
Os números foram divulgados pelo coordenador do Escritório local da CEPLAC em Uruará, Engenheiro Agrônomo Jailson Brandão, durante o Programa Regional Comunidade que foi ao ar nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2015, na Rádio Regional 91.3 FM de Uruará. “Esse ano nós já distribuímos mais de 1.850.000 (Um Milhão Oitocentos e Cinquenta Mil) sementes de cacau pra 565 produtores, sendo que 60% deles são produtores novos, que estão começando o plantio agora justamente por ver as viabilidades da cultura, as possibilidades que ela tem trazido para as famílias permanecerem no campo. Uruará hoje já se aproxima dos 18 mil hectares de cacau plantados com mais de 9 mil toneladas de cacau seca em amêndoas, é a expectativa que temos pra fechar esse ano (2015),” informou Jailson Brandão.
 Jailson Brandão e Diemerson Barile
O Agente de Atividades Agropecuária da CEPLAC/Uruará, Diemerson Barile, aproveitou para fazer algumas recomendações aos produtores. “Estamos alertando para que o produtor primeiro prepare a sua área, faça o sombreamento provisório, sendo que a banana é o principal tipo de sombreamento provisório utilizado, isto deve ser feito pelo produtor num ano e no outro ano ele deve plantar a lavoura, pois assim o cacau ficará protegido. Devido a intensidade do verão amazônico ocorre muitas perdas. Providenciar o sombreamento da área deve acontecer no mínimo seis meses antes do plantio das mudas de cacau. As perdas são muito grandes quando não é feito o sombreamento adequadamente. Os nossos produtores tem recebido sementes de qualidade coma as seguintes características: precocidade, que é produzir mais cedo; longevidade, que é uma vida mais longa da planta; produtividade e tolerância. Essa semente sendo implantada em solo de boa qualidade o sucesso de produção é garantido. E orientamos aos produtores para implantarem o sombreamento provisório e o definitivo”, ressaltou Barile.
A atividade cacaueira gera emprego e renda no município e região, de acordo com dados da CEPLAC, para cada 10 hectares de cacau produtivo é gerado de 3 a 4 empregos diretos e para cada emprego direto, no processo de fechamento da cadeia produtiva, são gerados 4 empregos indiretos.
A produtora de cacau Elcy Gutzeit, administradora da Fazenda Panorama, no travessão 140 norte, zona rural do município de Uruará, destaca a importância da lavoura cacaueira.
 “A cultura do cacau é de grande importância na sustentabilidade na região. Além disso, esta cultura entra como árvore de reflorestamento. Outro aspecto importante na lavoura é a geração de emprego e renda, enquanto o pecuarista gera renda para uma ou duas famílias, a cultura do cacau, beneficia entre 30 a 40 famílias”, afirmou a cacauicultora.
A Fazenda Panorama é uma das propriedades destaques na produção de cacau no município de Uruará.
Em termos de área de cacau formado a média do município de Uruará é de 11 hectares, sendo a maioria das propriedades são de 5 a 6 hectares.
A meta da CEPLAC é de que o Pará ganhe mais 120 mil hectares de cacau até o ano de 2020 e no município de Uruará a lavoura cacaueira se expande de 1000 a 1200 hectares, de acordo com as sementes distribuídas pelo órgão, com as perdas em decorrência do fator climático e sombreamento inadequado a expansão é de no mínimo 800 ha anualmente no município. Sendo assim o município deve alcançar em 2020 um total de no mínimo 22 mil hectares de área de cacau plantado.