sábado, 15 de março de 2014

Produtividade de cacau em Uruará


A CEPLAC, através do seu Escritório Local de Uruará(ELURA), divulgou nesta sexta-feira, 14, os dados referentes à cacauicultura no município de Uruará. De acordo com os dados divulgados o município tem 1.692 agricultores cadastrados como produtores de cacau, com uma área plantada total de 16.729 hectares.  Desse total a área em desenvolvimento (lavoura de cacau com idade até 4 anos) é de 2.765 hectares, e a área safreira (lavoura adulta já produzindo) é de 13.964 hectares. A produtividade média do município é de 850 kg/ha e a área média por produtor é de 9,89 hectares.
A previsão de produção para este ano de 2014, com base na produtividade média das lavouras de cacau do município, é de 11.869 toneladas de cacau seco, em amêndoas.
O Município, assim como o Estado do Pará, segue com seu programa de expansão da cacauicultura, com aumentos anuais significativos da área plantada. No ano de 2013 foi distribuído pela ELURA um total de 1.019.600 de sementes melhoradas de cacau, para 306 agricultores, sendo que 910.000 sementes foram entregues para plantio de novas lavouras e 109.600 sementes entregues para replantio.
A CEPLAC/Escritório Local de Uruará estará recebendo os pedidos dos agricultores que querem plantar cacau no ano agrícola 2014/2015 até o dia 31 de março deste ano.
Em média são plantados entre 700 ha e 1.000 ha de cacaueiros todos os anos no município de Uruará, isto com base nas sementes distribuídas pela CEPLAC/ELURA, anualmente. Isto mostra que o município se adéqua perfeitamente dentro das metas do Plano de Expansão da Lavoura Cacaueira para o Estado do Pará, concebido em 2010, que é chegar em 2020-2022 com uma área adicional de 120 mil hectares de cacaueiros plantados, crescendo aí uma média de 10 mil hectares por ano.
As informações são da Unidade de Extensão Rural da CEPLAC de Uruará / Escritório Local de Uruará 

Sind’Artes

Em uma reunião na noite desta sexta-feira, 14, com a presença de 40 pessoas que fazem parte da cultura do município de Uruará, foi fundado o Sindicato dos Artistas da Transamazônica e Xingu (Sind’Artes). A reunião aconteceu no espaço social Raio de Sol, na Avenida Goiás, no centro da cidade de Uruará. Os artistas presentes na reunião assinaram a Ata de Fundação e serão registrados como os sócios fundadores do sindicato. 
Pelo o que rege o estatuto que foi lido e aprovado na reunião são considerados artistas todas as pessoas que desenvolvem alguma atividade onde exista o emprego do dote artístico, como artesãos, cozinheiras, músicos, compositores, cantores, pintores, escritores, ilustradores, locutores, esportistas, entre muitos outros mais.
A primeira diretoria do sindicato para os próximos 4 anos será composta por: Davi de Jesus Machado como presidente, J. Cândido como vice presidente, Cristiane Brasil como secretária executiva, Cida Souza como segunda secretária, Idalécio como tesoureiro, Erinaldo como segundo tesoureiro, Joabe Reis como diretor de comunicação, Genessy como diretor de relações públicas, Marivone como diretora de eventos Telma Delgado como diretora de esportes e Dandan Santos como diretor geral.

A fundação do Sind’Artes é um marco histórico para os artistas e principalmente para a cultura da região da Transamazônica e Xingu que muitas vezes tem sido ignorada, sem receber o devido apoio merecido. O sindicato nasce com um objetivo audacioso, o de mudar esta realidade que hoje impede o surgimento de novos talentos e tolhe o desenvolvimento cultural da região, sendo uma base sólida de apoio e caminho de oportunidade para os iniciantes no mundo da arte e para os artistas experientes.

Todas as pessoas envolvidas com a cultura na região da Transamazônica e Xingu poderão se filiar no sindicato unindo forças por uma cultura mais presente e mais forte.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Joabe Reis apresentando o jornal O Regional

Joabe Reis apresentando o jornal O Regional na Rádio Regional 91.3 FM de Uruará, Pará

Vídeo gravado no dia 14 de março de 2014. O jornal O Regional vai ao ar de segunda a sexta-feira na rádio Regional 91.3 FM de Uruará (PA), uma Emissora do Sistema Regional de Comunicação. Acesse o site http://www.regionalfmuruara.com.br/ e ouça pela internet!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Cantor gospel Elisvaldo Santos

O cantor gospel de Uruará, Elisvaldo Santos, está divulgando o seu segundo CD lançado recentemente, com o título Só o Senhor é Deus, o CD é uma produção independente e tem 10 canções de louvores a Deus.

Elisvaldo sendo entrevistado por Joabe Reis
“Graças a Deus o meu trabalho tem sido bem aceito no meio evangélico e também tenho sido cumprimentado por pessoas que não são evangélicas e que adquiriram o meu CD. Com essas canções eu busco levar a mensagem de Deus a todos quantos puderem me ouvir”, afirmou o cantor.
Elisvaldo Santos chegou no município de Uruará ainda criança onde mora até os dias de hoje. O cantor tem realizado várias apresentações em igrejas do município e de municípios vizinhos da região. Para convidar Elisvaldo Santos para se apresentar na sua igreja ou em festas religiosas os telefones de contato são: (093) 91202287 e (093)91482271, também através destes números de telefone você pode fazer a compra do CD.

Os CDs de Elisvaldo Santos estão a venda em Uruará na loja CD Mania e na Casa das Bíblias. Os CDs também estão a venda na casa do cantor na Rua Deodoro da Fonseca, número 165, bairro boa Esperança, cidade de Uruará.

Elisvaldo se apresenta no domingo, 16 de março, na igreja Assembléia de Deus do distrito Alvorada, município de Uruará, e na igreja Assembléia de Deus na Vila do quilômetro 120, município de Medicilândia, no dia 19 de março.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Poesia em audiovídeo

Poesia

Poesia 'Pra Quem Ama Amor' Autor escritor Joabe Reis e voz de Joabe Reis com trilha sonora da música Always do cantor Bon Jovi

terça-feira, 11 de março de 2014

PALMEIRAS, Time do meu Coração!
Sou Palmeirense desde 1993 e para sempre! Dá-lê Verdão!

Agricultores de Uruará recebem mudas de bananas

Mudas em amostra no pátio da CEPLAC/Uruará
A Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) escritório local de Uruará em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aqüicultura (SEMAPA), distribuiu em caráter de doação no mês de fevereiro de 2014 aproximadamente 1.000 mudas de banana da variedade Maçã-Conquista e da variedade Prata-Pacovan, ambas resistentes as principais doenças da espécie, que é o mal de Sigatoka, Mal do Panamá e Sigatoka Negra, atendendo mais de 30 agricultores do município. Está sendo também implantado numa área específica em campo de multiplicação, controlado pela SEMAPA, com aproximadamente 600 mudas de banana das variedades citadas.
Esse trabalho tem por objetivo introduzir no município de Uruará um material melhorado e que possa depois ser multiplicado para outros agricultores, aumentando assim a produção de banana do município”, disse o chefe da Ceplac/Uruará, Jaílson Brandão. O material distribuído para os agricultores é geneticamente selecionado, capaz de resistir às principais doenças da cultura, conforme já informado.
A cultura da banana já tem grande importância na economia de Uruará e as referidas mudas foram repassadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, para a SEMAPA e são provenientes do Centro de Fruticultura da Embrapa em Cruz das Almas, município do estado da Bahia.


As informações são da CEPLAC/Uruará

segunda-feira, 10 de março de 2014

Copa Inverno do REBA

Entrega de flores para homenagear as mulheres
A abertura da Copa Inverno do REBA no Clube SOCRECA foi realizada neste domingo, 09, no campo Society do clube que fica no Bairro Vila Brasil, zona norte da cidade de Uruará. A rodada de abertura teve três jogos, no primeiro jogo teve REBA A 1x3 REBA B, no segundo jogo teve REBA C 4x1 REBA D e no terceiro jogo teve REBA E 1x1 REBA F.
A comissão organizadora do campeonato aproveitou a abertura da competição para homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher e antes do início da terceira partida entre REBA E e REBA F foi entregue aos jogados uma flor com chocolates para que estes pudessem homenagear as mulheres mais importantes em suas vidas.

Na arquibancada montada na beira do campo familiares e amigos prestigiaram os jogadores. As partidas foram narradas pelo conhecido narrador local, Zicão, através de um sistema de som ambiente.

Juliomar
Um dos fundadores do REBA no ano de 2001, Juliomar que é oficial de justiça, falou da fundação do Grupo REBA e da realização da competição que se iniciou neste domingo. “Nosso REBA foi instituído dentro da Sociedade Recreativa Castanheira no dia 26 de março de 2001 e aí uma feliz idéia minha, do Mingue e do companheiro Sena que está morando em Manaus atualmente de formar um grupo para bater uma bolinha no fim de semana e essa idéia vingou que até hoje a gente está aqui no SOCRECA. Essa é a 12ª Copa Inverno que nós estamos realizando aqui. Pra ressaltar mais nós temos dois campeonatos oficiais do REBA, que é a Copa Inverno e lá no meado de agosto A copa Tigela, Tigela é um saudoso amigo nosso que acabou falecendo num acidente de moto na cidade, ele era nosso companheiro e membro efetivo do REBA e nós demos esse nome do 2º campeonato em homenagem a ele”.

Jarbas
Participa do REBA o empresário forte do ramo madeireiro do município, Jarbas Aguilar, que inclusive da total apoio a realização do campeonato, que fala da importância da competição. “É muito gostoso está participando dessa competição, é entre amigos. Forma um rol de amizades muito grande e é muito gostoso você vim participar e compartilhar com os amigos. É uma alegria muito grande. É um dos momentos que a gente tem, a gente trabalha muito e acaba tendo um momento de lazer da gente realmente é esse. Aqui realmente é uma área bem familiar, é um lazer que Uruará tem é o REBA”, disse o empresário que é jogador do REBA C e na partida de estréia deu quatro assistências para os quatro gols da equipe.
Cícero
Outro importante empresário do município de Uruará, também do ramo madeireiro, Cícero Veloso de Carvalho, que também colabora com a organização do campeonato e é jogador do REBA E, parabenizou a realização da competição. “Essa Copa Inverno está de parabéns, pela atitude de oferecer flores para as mulheres, pois as mais vencedoras são as mulheres sem elas nós não existiríamos. A Copa Inverno todo ano tem um sucesso, em época de inverno graças a Deus que temos esse evento e que as pessoas venham nos domingos nos prestigiar nesse grande evento”.

O organizador e presidente do REBA, França, popular Preto, falou sobre a organização da Copa Inverno. “O REBA é uma instituição onde as pessoas que participam têm a partir de 35 anos de idade. Eu assumi nesse a no de 2014 com o compromisso de renovar o REBA, trazer mais gente, alguns que estavam afastados já estão vindo. Hoje a gente está fazendo não só a abertura da Copa Inverno, mas uma homenagem para as mulheres em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres quando a gente aproveita para parabenizar todas as mulheres de Uruará. a gente gostaria de agradecer ao público presente aqui no campo, agradecer aos amigos que vem nos ajudando muito, como o Cícero e o Jarbas e outras pessoas que vem nos ajudando. Agradecer o presidente do clube Socreca, Luiz Long. Aqui é uma família, a família Rebiana juntamente com as esposas de todos os integrantes. Na abertura da competição tem um churrasco com música ao vivo do cantor Jean e Banda”, disse o presidente.

França e Ronaldo Raizeiro
O presidente do Socreca, Luiz Long, também falou sobre a realização de mais um campeonato pelo REBA. “O REBA é uma entidade que existe dentro do Socreca de pessoas que lidam com o futebol todo o final de semana e todo ano tem a Copa Inverno e é um meio de socializar e é um meio de integrar a sociedade”, afirmou.
Quem esteve participando do churrasco de abertura da Copa Inverno foi o empresário Ronaldo Raizeiro que um dos colaboradores do grupo.

A Copa Inverno terá dois turnos com jogos acontecendo aos domingos a partir de 8 horas da manhã e terá cerca de dois meses de duração.

A próxima rodada terá as partidas: REBA F x REBA D, REBA B x REBA E, REBA A x REBA C.
Times e seus jogadores:
REBA A
REBA B
REBA C
REBA D
REBA E
REBA F
Palmito
Preto
Elielson
Patinha
Éder
Ricardo Vargas
Paulinho da Sefa
Alberto
Titi
Nildo
Cícero
Junior A Movelar
Bolota
Clenildo
Evaldo
Capixaba
Alair
Neto
Célio professor
Luizinho
Jarbas
Adrinaldo
Genessy
Derivaldo
Papa Tudo
Zequinha
Sílvio
Maranhão
Oliveira
Alexandre
Rodrigo
Arildo
Gilmar
Alaílson
Alex
Edinaldo
Ema
Chiquinho
Valter
Mário Lobo
Goiano
Junior Semasa
Edmar
Rui
Lula
Rosalvo
Kad
Vando
Almiro
João Carlos
Pipoca
Célio Birro
Marinaldo
Padeiro
Paxa
Juruna
Patrick
Juares
Villa
Juliomar
Thay
Guto
Sadan
William
Olímpio
Jurandir
Mingue
Darede
Raimundo
Drea
Marcos boy
Celino