quarta-feira, 22 de abril de 2015

Acordo com agricultor não foi cumprido pela prefeitura de Uruará e desvio pode ser fechado no travessão 165 sul

Acordo com agricultor não foi cumprido pela prefeitura de Uruará e desvio pode ser fechado no travessão 165 sul
Nesta quarta feira, 22, completaram 37 dias que a ponte sobre o Rio Uruará desabou no travessão do km 165 sul, zona rural do município de Uruará e até o momento as obras de construção de uma nova ponte ainda não foram iniciadas, persistindo assim o drama e o sofrimento dos agricultores de cinco travessões que trafegam pela referida estrada vicinal. Após a queda da ponte um acordo havia sido fechado entre a prefeitura do município, através do prefeito, e o morador da vicinal do km 170 Sul, Cícero Luiz de Araújo, para que pudesse ser liberada a passagem no meio de sua propriedade como um desvio a ser utilizado pelos agricultores, mas esse acordo não foi cumprido pela prefeitura.
                                         Cícero Luiz de Araújo
Devido o não cumprimento do acordo, na manhã desta terça-feira, 21 de abril, Cícero Araújo fechou o desviou e explicou o que aconteceu. “Nosso acordo era de que eles abrissem melhor o desvio e colocasse piçarra nos pontos críticos, e infelizmente o prefeito não cumpriu o acordo. Já faz um mês e até agora nenhum serviço foi feito. Minha preocupação é de que o acordo, firmado em 90 dias para conclusão da ponte, não seja cumprido, pois até agora nem as madeiras foram tiradas”, disse. A princípio, Cícero, que mora a 38 anos naquela vicinal, cobrou uma taxa de passagem, pois, não tinha interesse de absorver o fluxo da região em sua propriedade por conta da preservação dos seus animais e plantações, e disse que liberou a passagem por causa da necessidade das famílias das vicinais dos km 147, 150, 155, 160 e 165 todas do lado sul, que estavam isoladas sem poder ter acesso a Transamazônica e a sede do município. Cícero pede ainda que as pessoas que passarem por sua propriedade, respeite seus pertences, fechando as cancelas e não peguem seus plantios. “Eu liberei a passagem na minha propriedade não foi por causa do prefeito ou vereador. Liberei por causa das famílias destas vicinais. E gostaria que as pessoas que passassem por aqui, respeitassem meus animais, minhas frutas e fechassem a cancela”, pediu. A ponte caiu na tarde do domingo, do dia 15 de março de 2015. Em estado crítico, não suportou o peso de um caminhão madeireiro carregado e acabou caindo levando o caminhão junto para dentro do rio. O motorista do caminhão teve ferimentos leves.

Agricultor encontra munições utilizadas por assaltantes do banco da Amazônia de Placas

Agricultor encontra munições utilizadas por assaltantes do banco da Amazônia de Placas
Foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Uruará na última semana uma bolsa contendo munições, carregadores de metralhadoras 9mm e uma touca que eram utilizadas pelos assaltantes do Banco da Amazônia da cidade de Placas ocorrido  na manhã do dia 12 de março de 2015. A bolsa foi encontrada por um agricultor no km 150 da Transamazônica, zona rural do município de Uruará, e estava abandonada no mato próximo a um campo de futebol da comunidade. Dentro da bolsa havia 18 cartuchos calibre 12 e 24 munições calibre 9mm, dois carregadores de metralhadora 9mm e uma touca preta. Segundo o delegado Walison Damasceno “as munições e carregadores serão apresentados a justiça e o novo fato será anexado ao inquérito policial que trata da prisão dos assaltantes”, ocorrida no município de Uruará.