sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Câmara instaura CPI para apurar irregularidades do executivo municipal


Uruará: Sob forte pressão da população Câmara instaura CPI para apurar irregularidades do executivo municipal
Na sessão da Câmara de Vereadores do município de Uruará desta sexta-feira, 19, com o plenário lotado de educadores, agricultores e população da cidade, os vereadores presentes aprovaram a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar irregularidades do executivo municipal no caso do corte salarial dos professores concursados da rede de ensino do município, dos 13 vereadores que tem o município 12 compareceram a Cessão e assinaram a abertura da CPI, o vereador Zenilson Negão, Macedo, Gilmar Milanski, Luiz Macedo, Jackson, Rodoaldo, Joãozinho, Manoel Ribeiro, Gedeon, Valdeci Terra, Buxudo, Silvestre, estando ausente o vereador Edson Boca Preta.
 
A decisão de apenas abrir uma CPI frustrou os milhares de manifestantes que estavam do lado de fora da casa de leis que pediam pela cassação do prefeito municipal.
O trânsito foi interrompido na Avenida Perimetral Norte. Uma área de isolamento foi montada pela polícia afastando os manifestantes do prédio da Câmara, um cordão de policiais da tropa de choque foi montado na entrada do prédio.
 
Pela primeira vez na história a tropa de choque foi chamada para coibir manifestantes o para qualquer outra atividade no município. A revolta da população é refletida nas palavras do trabalhador Lucio Mauro e do morador do Distrito alvorada, Cícero. "Não podemos aceitar o que está acontecendo, queremos a cassação do prefeito".
 
Aprovada a abertura da CPI da Educação agora a presidência da casa irá definir quais serão os vereadores que farão parte da Comissão, em seus discursos na tribuna os vereadores Luiz Macedo, Gilmar Milanski e Zenilson Negão, solicitaram a presidência da Câmara a partição dos mesmos na CPI.
 
Na saída dos vereadores no término da Sessão houve um princípio de tumulto e a tropa de choque chegou a ir para o confronto com a população.




quarta-feira, 17 de setembro de 2014

População de Uruará sai às ruas em protesto e Palácio das Flores é tomado

População de Uruará sai às ruas em protesto contra a administração do gestor municipal e Palácio das Flores é tomado
População de Uruará sai às ruas em protesto contra a administração do gestor municipal e Palácio das Flores é tomado
Na manhã desta quarta-feira, 17, milhares de uruaraenses saíram às ruas da cidade em manifestação pacífica protestando contra a administração do atual prefeito.
A população carregava faixas e cartazes pedindo a saída do prefeito do cargo.
O gestor municipal desde que assumiu a prefeitura do município só tem desagradado servidores e a população em geral e após um ato considerado ilegal e absurdo pelos educadores que foi o corte de 30% a 50 % nos salários dos professores concursados da rede municipal de ensino a população sai às ruas para protestar, a esperança da população manifestante é que o prefeito seja cassado, os manifestante exigem que seja feita uma CPI para apurar os atos do prefeito quanto ao corte do salários dos professores e exigem também que os vereadores tomem providência.
Cerca de 3 mil pessoas foram as ruas manifestar sua insatisfação.
A manifestação desta quarta-feira é coordenada pelo Sintepp Uruará. Após caminharem pelas principais ruas e avenidas da cidade os manifestantes foram para a frente da prefeitura do município e em seguida tomara o Palácio das Flores.
O prefeito Everton Moreira Vitória, o Banha, não foi encontrado na Prefeitura pra receber os manifestantes nem falar com a reportagem.