sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Solenidade em Uruará marca a passagem do aniversário da PM

Por Joabe Reis
Foto: Cirineu Santos
Nesta sexta-feira, 25 de setembro, a Polícia Militar do Pará completa 197 anos. Foi neste dia que os militares paraenses decidiram intervir na Guerra de Canudos, confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia. A participação da PM do Pará durou apenas doze horas, mas foi a mais bem-sucedida estratégia usada em combate. Com o fim da batalha e a vitória, os militares fincaram a bandeira do Pará marcando para sempre a história de uma das polícias mais antigas do Brasil.
No município de Uruará 16 policiais foram promovidos nesta sexta-feira, 25, quando 10 soldados foram promovidos a cabo, 2 cabos foram promovidos a 3º sargento e 4 3º sargentos foram promovidos a 2º sargento. A solenidade de promoção dos policiais ocorreu durante a manhã desta sexta no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicoline, no centro da cidade de Uruará.
O município de Uruará conta com uma Companhia de Polícia Militar, a 13ª Companhia Independente de Polícia Militar (13ª CIPM) com dezenas de policiais, cujo seu comandante é o Major Márcio Abud.
Porém o município já tem a necessidade de contar com um batalhão composto por centenas de policiais, mas isto tem sido ignorado pelo governo do estado.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Incêndio em mata no Bairro Santo Antônio, zona norte de Uruará, gerou tensão em moradores

Por voltas das 10 horas desta quarta-feira, 23, foi ateado fogo numa mata próxima a residências do Bairro Santo Antônio, um novo bairro que está se formando na zona norte da cidade de Uruará, o fogo gerou tensão aos moradores que temiam terem suas casas atingidas pelas chamas, ainda havia o problema da fumaça. Moradores do Bairro Boa Sorte também foram prejudicados, a mata margeia os dois bairros na zona norte da cidade. Segundo relatos de moradores a prática de atear fogo, no bairro, tem sido constante. "Dias atrás foi ateado fogo na quadra onde tem casas de madeiras. Na terca-feira, 22, a noite foi posto fogo no terreno da esquina. Ontem (quarta-feira, 23) meio dia quando chegamos em casa mau entramos já nos assustamos com fogo no terreno do lado de casa", contou uma moradora que preferiu não ter o nome revelado.
O autor do incêndio na mata é de identidade desconhecida.
Os incêndios para queima de lixo ou mato nos quintais tem sido constantes na cidade. O município de Uruará não dispõe de uma unidade do Corpo de Bombeiros, logo, não há como esses incêndios serem controlados, oferecendo risco de que acidentes graves possam ocorrer pelo simples fato de se atear fogo em quintais para queimar lixo ou a vegetação para deixar o terreno limpo.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Após retirada de tumor na cabeça morre professor e enfermeiro do município de Uruará Ednaldo Nepomuceno

Morreu na madrugada desta terça-feira, 22, em Salvador na Bahia, o professor Ednaldo Nepomuceno, 57 anos, que atuava também na área da saúde no município de Uruará. Foi professor de Biologia durante 10 anos e depois passou a atuar na saúde e atualmente era enfermeiro chefe de importante departamento da saúde municipal. Morava no município de Uruará há 15 anos. Ednaldo estava há cerca de 3 meses em território baiano para fazer alguns exames médicos e cuidar da saúde. Segundo informações de familiar ele estava com suspeita de câncer no pulmão, pois sentia muitas dores na coluna, o que o levou a viajar para Salvador onde foi realizar exames médicos para saber o que estava ocasionando as dores, havia suspeita de que ele tinha um tumor no pulmão, mas após realizar exames descobriu-se que o professor tinha um tumor na cabeça, foi submetido a uma cirurgia de retirada do tumor, mas o câncer já estava em estado avançado e o mesmo acabou falecendo antes de iniciar a quimioterapia. O seu falecimento ocorreu por volta das 2 horas desta terça-feira, 22.
Ednaldo Nepomuceno nasceu em 02 de dezembro de 1957 em Jequié na Bahia. Era casado com Cleusa Silva Nepomuceno e deixa 3 filhas.
O enterro será realizado na Bahia onde a maioria de seus familiares reside.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

REAPROVEITE O PÓ DE CAFÉ



Quando fizer aquele cafezinho gostoso, não jogue fora o pó que usou! Reaproveite! Não sabe como? O Universo Jatobá está aqui para isso. Veja as dicas:
O café é ótimo para remover o mau cheiro. Faça o seguinte: deixe o pó usado secando no sol por um dia e coloque-o em um recipiente, que pode ser deixado em algum cantinho do ambiente que estiver com cheiro ruim, inclusive dentro da geladeira!
Se o problema é o chulé, acaba aqui! Basta colocar um sachê com pó de café dentro do sapato ou tênis por algumas horas! Faça saquinhos com pedaços de pano furadinhos amarrados com fita ou use meia-calça velha.
Outra opção é passar o pó de café nas mãos para tirar o cheiro de alho ou cebola. Passa na hora!
E serve como adubo também! É só jogar no solo. Além de fertilizante, o grão funciona como um repelente de formigas, lesmas e outros bichinhos que atacam os jardins. Os gatos também não chegam perto!
Usar como esfoliante é uma boa! Para isso, é só misturar a borra com um pouco de sabonete líquido ou então faça uma máscara juntando o pó com abacate amassado e passe no rosto.
Ainda tem mais: o pó de café ajuda a clarear pias brancas e o chão. Faça assim: misture-o com o sabão que desejar e esfregue com uma bucha normalmente.


domingo, 20 de setembro de 2015

Polícia Civil apura morte de ACS em Uruará

Por Joabe Reis
Imagem do Rio Uruará não correspondente ao local do fato ocorrido
A polícia Civil apura o que houve na noite deste sábado, 19 de setembro, na beira do Rio Uruará, travessão 165 sul, zona rural do município de Uruará, quando um Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi encontrado morto com indícios de que o mesmo teria caído do barranco na margem do rio, possivelmente lesionando o pescoço.
De acordo com o delegado Walison Damasceno, Titular da Delegacia de Polícia Civil do município, o corpo do ACS, Rone Silvino da Silva, presidente da Associação dos ACSs de Uruará, foi encontrado por volta das 23 horas deste sábado com parte do corpo dentro da água, ainda de acordo com o delegado, pelo que já foi apurado Rone estava acampando com um grupo de pessoas no local e ele teria ficado sozinho numa rede de dormir enquanto os demais haviam saído para outra parte do rio onde estavam ingerindo bebida e quando estes retornaram não o encontraram na rede e após procurarem por ele encontraram o seu corpo embaixo no barranco que ficava a cerca de 10 metros de onde Rone havia armado a rede. O delegado disse ainda que não haviam sinais de violência no corpo do ACS, mas que aguarda o laudo médico para constatação, e a família informou que o mesmo sofria de sonambulismo.
 Foto:Do Facebook. Rone Silvino
A polícia ouvirá amigos e demais pessoas que estavam acampadas no local para apurar se foi um acidente ou outra situação. A hipótese é de que ele teria levantado da rede devido ao sonambulismo, e como o lugar é escuro, teria caído do barranco, segundo informou o delegado Walison Damasceno.