sábado, 15 de agosto de 2015

Dupla de Uruará, assaltante de cerealista é presa em Medicilândia

Loirinho MAILSON RAMOS DA SILVA. Moreno da foto LEANDRO OLIVEIRA MONTEIRO
Por volta das 10:00 horas deste sábado, 15, houve um assalto a uma cerealista no centro da cidade quando dois indivíduos armados levaram uma certa quantidade em dinheiro e joias.
De imediato após a ação dos bandidos a guarnição da PM saiu em busca dos acusados que haviam fugido em direção do km 120, sentido Medicilandia/Uruara, e no km 130 os policiais conseguiram alcançar os meliantes e em seguida lograram êxito fazendo a prisão dos mesmos e recuperando o dinheiro roubado junto com joias e o veículo utilizado no assalto.
Foi preso o nacional MAILSON RAMOS DA SILVA, 22 Anos e o nacional LEANDRO OLIVEIRA MONTEIRO, 28 Anos. Os dois são foragidos de Tucurui e têm várias passagens por diversos crimes, atualmente estavam residindo em Uruará.
Os acusados são suspeitos de terem feitos outros assaltos em cerealistas da região. A dupla foi apresentada a autoridade policial em Medicilândia para os procedimentos cabíveis.

Polícia Civil recupera moto e objetos furtados escondidos em residência do Bairro Aeroporto

Por Joabe Reis
Investigações realizadas por policiais lotados na Delegacia de Polícia Civil do município de Uruará levou a descoberta de um esconderijo de produtos furtados na sede do município. Numa casa que fica localizada no Bairro Aeroporto, zona leste da cidade, a polícia encontrou escondida dentro do quarto, no interior da residência, uma moto pop preta, ano 2012, chassi final 9232, que é roubada/furtada, o veículo pertence a Elisane Bispo do Nascimento, pelo o que apurou a polícia. Na residência ainda foi encontrado máquina de lavar, uma TV, entre outros objetos. A proprietária da TV, que havia registrado o beletim de ocorrência do furto do aperelho há aguns meses, já compareceu na delegacia para receber o eletrodoméstico de volta.
A casa era alugada pelo acusado de cometer os furtos, o nacional Francimar Pereira da Silva, 35 anos, que está foragido. A polícia descobriu o local depois de ser informada de que o acusado havia seduzido e carregado uma adolescente de 16 anos, que é filha de um pastor de uma igreja da cidade a qual ele frequentava. O investigador de polícia civil, IPC José Tadeu, desconfiou da situação em que o acusado não trabalhava, mas estava sempre com dinheiro e passou a investigá-lo. Segundo informou o investigador, na quarta-feira, 12 de agosto de 2015, Francimar deixou sua moto CG já bem castigada (velha) na oficina, pagou o concerto e induziu o dono da oficina a emprestar sua moto que seria do tipo XTZ, no mesmo dia o acusado pegou a filha do pastor e fugiu da cidade pela Transamazônica no sentido ao município de Altamira.
Neste sábado, 15, ao chegar na casa onde os objetos estavam escondidos os policiais, José Tadeu e Eládio Cruz, encontram uma mulher que foi conduzida para a Delegacia. Segundo contou a mulher, Francimar é seu amigo há bastante tempo e permitiu que ela ficasse na casa, que já estava com o aluguel pago, enquanto ela arrumava um emprego e disse também que veio do município de Breu Branco para Uruará e que viu o acusado em Pacajá onde ele lhe entregou a chave da casa. Ainda segundo ela, Francimar não havia mencionado sobre os objetos roubados nem o que ele andava fazendo em Uruará. De acordo com o IPC José Tadeu, a mesma será autuada por receptação.
O trabalho de investigação da Polícia Civil continua a fim de desbaratar o bando que anda furtando as residências da cidade de Uruará. Segundo o IPC José Tadeu, pelo menos mais dois elementos, além de Francimar, atuam na referida prática criminosa. A polícia ainda apura se Francimar Pereira da Silva é mesmo o nome do acusado, já que o mesmo pode ter outro documento de identificação e outro nome.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Crise econômica chega ao setor cacaueiro e afeta compra de cacau no município de Uruará

A crise financeira afeta os compradores de cacau do município de Uruará e municípios da região. Cerealistas que compram cacau no município de Uruará informaram que ninguém está comprando mais o cacau.
Jacy Vargas, que trabalha com compra da amêndoa numa Cerealista, disse que tem muita produção de cacau na região, mas a crise afetou o mercado. “Produziu muito na região, mas não temos verba para pagar o produtor e com as agências financeiras fechadas (Banco do Brasil e Amazônia), a situação fica mais difícil. A verdade é que não temos mais como comprar o cacau”, disse.
Jonildo Fialho, também do ramo de compra de cacau em Uruará, disse que as empresas que compram cacau da região superlotou. Ninguém mais quer comprar. “O prejuízo é grande. As empresas Cargill e Barry Callebaut, passa até 10 dias com os caminhões para descarregar. Eles não estão mais recebendo mais o cacau. A produção aumentou, mas ninguém compra”, disse.
Os produtores de cacau não sabem como vai fazer para vender o cacau, como é o caso do agricultor Francisco José de Araújo, que trabalha na vicinal do km 175 sul. “Está difícil para vender o cacau. Estamos esperando mais de 15 dias para poder vender às cerealistas em Uruará. Ninguém quer comprar. A situação está triste. Não estamos conseguindo vender. Não sabemos o que fazer”, disse o produtor.

É estável estado de saúde do trabalhador perfurado por pedaço de madeira em acidente ocorrido numa serraria de Uruará

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRT) enviou nota a Regional FM de Uruará informando sobre o estado de saúde do trabalhador, Manoel Jackson da Silva Queiroz, 35, que foi vítima de um acidente que ocorreu na tarde desta terça-feira, 11, que estava exercendo sua função numa Serraria onde trabalha quando inesperadamente um pedaço de madeira escapuliu do processo de serragem e atingiu o trabalhador atravessando o seu abdômen.  O acidente ocorreu no meio da tarde e Manoel foi retirado de helicóptero saindo de Uruará por volta das 17 horas e 30 minutos sendo levado para o HRT.
Segundo a nota o estado de saúde do trabalhador é estável.
Nota á Imprensa
O paciente Manoel Jackson da Silva Queiroz, vitíma de um acidente de trabalho, oriundo do município de Uruará, está internado no Hospital Regional Público da Transamazônica, para onde foi transferido pelo Grupamento Aéreo de Altamira. Ele sofreu perfuração na região pélvica por um pedaço de madeira. Atendido na urgência/emergência do hospital no dia 11/08, o paciente passou por cirurgia e segue internado,  recebendo todo atendimento necessário para sua recuperação; está consciente e seu estado de saúde é estável.
A nota foi assinada pela jornalista Irailda Barros, responsável pela Assessoria de Comunicação do HRT.