sábado, 22 de agosto de 2015

Dois são presos em Uruará na operação ‘Amazônia Legal’ deflagrada neste sábado pela Policia Civil do Pará

Por Joabe Reis
Policiais Civis lotados na Delegacia de Polícia Civil de Uruará, IPC José Tadeu, IPC Eládio Cruz e EPC Ivan, sob o comando do Delegado Titular, Walison Damasceno, em cumprimento de mandado de prisão, prenderam na manhã deste sábado (22), por volta das 06h00, o nacional, Eudenberto Sampaio de Souza , o Beto, e o nacional, Elton Junior Santos de Castro, acusados de participarem de um esquema que fraudava o sistema eletrônico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles seriam integrantes de uma quadrilha que atuava no estado. As prisões foram feitas na Operação ‘Amazônia Legal’ deflagrada pela Polícia Civil do Pará neste sábado, onde 12 pessoas envolvidas no esquema de fraudes de créditos florestais foram presas no estado do Pará, no Maranhão e em Alagoas.
A operação deflagrada neste sábado foi realizada nos municípios de Belém, Santarém, Redenção, Uruará, Tucuruí e Novo Progresso, além de Maceió (AL) e Itinga (MA). Elas são acusadas de fraudes no sistema de créditos florestais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Segundo a polícia, a quadrilha usava hackers para invadir o sistema de controle de extração madeireira do Ibama e fraudar os registros que autorizam o transporte de madeira. Com isso, o grupo conseguia desbloquear o acesso de madeireiras para o transporte ilegal.
Em um dos casos, bandidos se passaram por superintendentes do Ibama no Pará, em Brasília e também no Rio Grande do Sul, e usando documentos falsos, conseguiram trocar as senhas junto a empresas de certificação digital para conseguir desbloquear o acesso das madeireiras.
O Delegado Walison Damasceno falou sobre as prisões realizadas em Uruará. “No município havia duas pessoas que estavam com suas prisões decretadas. Nós obtivemos êxito no cumprimento dos mandados e essas pessoas foram presas. Esses mandados são oriundos da Vara de Organização Criminosa de Belém. O crime investigado envolvia fraude no Sisflora, créditos florestais que as pessoas estavam vendendo de forma fraudulenta e no esquema empresas que estavam bloqueadas no Ibama e na Sema eram desbloqueadas. A fraude já vinha ocorrendo há algum tempo e o prejuízo para o estado está em torno de 11 milhões de reais pelo o que até agora foi apurado. As investigações vem sendo desenvolvidas há quase 1 ano. E neste sábado foram 12 pessoas presas. Segundo o que foi apurado nas investigações as duas pessoas presas em Uruará atuavam na venda dos créditos, eles tinham créditos de madeira e emitiam as notas com esses créditos de forma fraudulenta”, disse o delegado.
Eudenberto Sampaio de Souza , o Beto, e, Elton Junior Santos de Castro foram encaminhados na tarde deste sábado para Santarém de onde serão conduzidos para a Delegacia Geral da Polícia Civil em Belém onde ficarão a disposição da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário