quinta-feira, 20 de março de 2014

Lavoura de cacau do km 145, em Uruará


Uma das propriedades do município de Uruará com maior média de produtividade de cacau fica no quilômetro 145 da Transamazônica (BR 230 entre Uruará e Medicilândia) no lado norte da margem da rodovia, a propriedade do pioneiro, Benvindo José da Costa, 85 anos, que chegou ao município no ano de 1972. Na oportunidade acompanhamos os técnicos da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) Uruará, Diemerson Barili e Jailson Brandão, quando conversamos com os filhos do pioneiro, o produtor Rural José Aparecido e Paulo França, que cuidam da plantação de cacau e falamos também com o neto do pioneiro Benvindo e filho de José Aparecido, Michel Silva, que também trabalha na lavoura cacaueira da propriedade.

Os produtores receberam orientações dos técnicos da Ceplac e demonstraram seguir as recomendações técnicas pela excelente condição apresentada pela plantação produtiva.

De acordo com os produtores trabalhar na lavoura cacaueira é recompensador apesar de requerer muito esforço. Tanto o produtor Paulo quanto o produtor José Aparecido fazem o acompanhamento (anotação) da produção do cacau de cada colheita e de acordo com os dados anotados pelos produtores a propriedade que é de terra mista tem uma produção média de cacau de quase 2 quilos por pé, atingindo mais de 1.700 quilos por hectare, sendo duas vezes maior que a média do município de Uruará que é de 850 quilos por hectare. A lavoura de cacau produtiva com tão alta média de produtividade foi formada a partir de sementes geneticamente melhoradas fornecidas pela unidade da CEPLAC Uruará.
A própria família cuida da lavoura fazendo o manejo do cacaueiro de acordo com o recomendado pela Ceplac. A colheita da lavoura é feita a cada 25 dias. Os proprietários reclamaram da falta de mão de obra e do preço do cacau que finalmente teve uma alta, mas que ainda não é o suficiente para satisfazer o produtor.


A matéria vai ao ar no jornal O Regional dessa sexta-feira, 21, na rádio Regional 91.3 FM de Uruará, Pa, com as entrevista, o jornal é apresentado por Joabe Reis.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Lavoura de Urucum em Uruará recebe visita


Na tarde desta segunda-feira, 17, representantes da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Jailson Brandão, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Domingos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Darcísio, acompanharam o presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Uruará (Coomavur), Cirilo Nicoldi, em uma visita a propriedade do senhor Antônio Brandico no quilômetro 175, na margem sul da rodovia Transamazônica, a cinco quilômetros da cidade de Uruará. Na propriedade foi visitada a lavoura de Urucum que tem servido de experiência para o desenvolvimento da cultura no município de Uruará que tem sido incentivada e introduzida no município pela Coomavur através de seu presidente, Cirilo Nicolodi.


“A gente está bastante feliz com o desenvolvimento da cultura, que está realmente correspondendo com as expectativas, as sementes utilizadas para formação dessa lavoura que estamos visitando hoje foram fornecidas pela Embrapa através da Cooperativa pelo seu presidente Cirilo que incentivou o plantio, e nós trouxemos para cá uma semente com um melhor valor agregado, que seria o corante. Essa é mais uma alternativa interessante para a agricultura familiar no município, disse o representante da Embrapa Darcísio.

“O urucum ele vem como mais uma opção agrônoma para o município, forte. As sementes, com melhoramento genético atestado pela Embrapa, estão sendo entregue aos produtores interessados no cultivo desse tipo de lavoura, o que da a impressão que a cultura do urucum veio pra ficar. É mais uma opção de lavou que o agricultor tem para implantar no seu imóvel rural”, destacou o representante da Emater, Domingos da Emater.
“A diversificação da atividade agrícola é um aspecto muito positivo principalmente na pequena propriedade rural e com relação a introdução da cultura do urucum no município de Uruará de forma comercia, nós temos que lembra e com certo louvor dar os parabéns a Cooperativa Coomavur, na pessoa de seu presidente, Cirilo Nicolodi, porque ele tem feito um esforço muito grande no sentido de trazer mais essa alternativa que é uma boa alternativa para a diversificação da propriedade agrícola, para diversificação da produção. Essa diversificação é muito importante, entre outros fatores, porque garante a estabilidade da renda familiar do agricultor ao longo do ano”, disse o chefe da Ceplac Uruará, Jailson Brandão.
“O urucum é uma lavoura boa, porque produz ligeiro, dá umas três ou quatro colheitas, boas, por ano. A minha lavoura vai completar 3 anos no mês de abril e eu fiz a primeira colheita quando ela completou um ano, disse o proprietário da lavoura, Antônio Brandico.

“Estou cada vez mais firme no meu pensamento com os resultados que surgido. A gente já distribuiu sementes de urucum para 200 agricultores cadastrados na cooperativa, essas sementes são geneticamente melhoradas pela Embrapa que tem nos fornecido. Os agricultores têm que estar atentos, porque na nossa propriedade tem que ter a vaca do leite, a vaca  para corte, tem que ter urucum, guaraná, tem que ter o cacau, e quem tem o urucum terá a produção do cacau ou de outra principal atividade desenvolvida na propriedade , como saldo. O urucum tem um preço excelente, já chegou a ser negociado a R$ 6,00 o kg no município. Recentemente chegou semente nova na cooperativa que serão distribuídas gratuitamente aos agricultores que serão cadastrados na cooperativa”, afirmou o presidente da Coomavur, Cirilo Nicolodi.
A lavoura de urucum visitada nesta segunda-feira foi plantada em uma área de 1 hectare com 400 pés de urucum plantados já produzindo, de onde já foi colhida no ano de 2014 a quantia de 120 quilos e está pronta para receber outra colheita com previsão de 600 quilos.