sexta-feira, 15 de maio de 2015

Um homem é morto e outro fica ferido em assalto ocorrido no centro de Uruará

Um homem é morto e outro fica ferido em assalto ocorrido no centro de Uruará
Durante um assalto ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 15, no centro da cidade de Uruará um homem foi assassinado e outro ficou ferido. O crime aconteceu na Avenida Ângelo Debiase próximo a Rua Floriano Peixoto e teve como vítima fatal o idoso Francisco Alves da Silva, 60 anos, que foi ferido por pelo menos dois golpes de faca. O outro homem também foi esfaqueado, mas conseguiu escapar dos assaltantes e está hospitalizado. Três homens teriam cometido o assalto quando além de esfaquear as vítimas levaram o dinheiro delas.
 Vítima fatal do assalto
Segundo a polícia civil os dois homens teriam saído de um bar da Avenida Pará e foram abordados pelos assaltantes na Avenida Ângelo Debiase. A polícia civil investiga o latrocínio (roubo seguido de morte). 

População se reúne e contrata empresa para recuperar o trecho de Avenida em Uruará

População se reúne e contrata empresa para recuperar o trecho de Avenida em Uruará
Por Cirineu Santos/Joabe Reis 
População se reúne e contrata empresa para recuperar o trecho de Avenida em Uruará
Cansados de esperar pela ação do poder executivo municipal de Uruará, populares se reuniram nesta quinta-feira, 14, e contrataram uma empresa particular para fazer a recuperação do trecho de uma Avenida do centro da cidade, a Avenida Goiás, que apresentava um enorme atoleiro na esquina com a Avenida Pará, local que fica bem perto do Hospital Municipal.
 No início do trabalho
Para tapar o enorme buraco foram utilizadas uma motoniveladora (Patrola) e uma caçamba. A iniciativa popular foi acompanhada e apoiada pelo vereador Zenilson Negão (PROS). Em pouco mais de 2 horas e meia de serviço o trabalho foi concluído, agora o referido local está oferecendo excelentes condições de trafegabilidade.
 
Um dos autores da iniciativa, Ronaldo Menezes de Sousa, disse que a situação é de calamidade pública “A situação de Uruará é precária. Nós estamos no mês de maio e Uruará ainda não se acertou com relação a condição das ruas da cidade. Nós tivemos que nos reunir para pagar uma patrola e uma caçamba para arrumar isso aqui, porque o nosso gestor não faz nada. Está difícil hoje, estamos numa calamidade pública em Uruará”, disse.
 Após trabalho concluído
O vereador Zenilson Negão disse que a ação é pra salvar vidas. “Aqui nesse buraco já ficaram atolados dezenas de carros, então o objetivo principal dessa ação é pra salvar vidas, é pra evitar que acidentes aconteçam, é um dever da prefeitura, mas sabemos que o prefeito é irresponsável que não tem coragem de fazer esse serviço que é sua obrigação”, disse o vereador.
 Após trabalho concluído

quinta-feira, 14 de maio de 2015

SAMU demora prestar socorro a idosa atropelada no sul da cidade de Uruará

SAMU demora prestar socorro a idosa atropelada no sul da cidade de Uruará

Idosa é atropelada na avenida central, próximo a Escola Ângelo Debiase, na zona sul da cidade de Uruará. O acidente ocorreu na noite desta quarta-feira, 13. A idosa passou bastante tempo caída no chão até ser socorrida pelo SAMU que demorou a chegar ao local do acidente. O trecho onde o acidente ocorreu está às escuras sem iluminação pública, como em vários outros pontos das ruas da cidade. Não há informações se a idosa foi atropelada por um carro ou uma motocicleta.
A vítima, Irismar Paula Coutinho, 64 anos, foi levada para o hospital municipal de Uruará, onde permanece sob cuidados médicos e seu estado de saúde é estável.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dia 13 de maio feriado municipal em Uruará

Dia 13 de maio feriado municipal em Uruará, dia da padroeira do município
Nesta quarta-feira dia 13 de maio é feriado municipal no município de Uruará (PA), em razão do Dia da Padroeira do Município, Nossa Senhora de Fátima. 
O feriado de 13 de maio Padroeira do Município foi criado pela Lei Municipal Nº 325/2004. Nesta quarta-feira os órgãos municicipais não funcionam, como prefeitura, escolas e hospital.
Serão realizadas algumas atividades hoje no feriado municipal pelo dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Fátima sendo celebrações religiosas efetuadas pela Igreja Católica.
                                                                Padre Jeová
Segundo o Padre Jeová, esta é uma data comemorativa a comunidade católica. “No dia 13 de maio Nossa Senhora de Fátima apareceu em Portugal, no século XX, a três pastorzinhos, e como nossa cidade tem Fátima com padroeira, dedicamos a ela esta homenagem tão importante que, inclusive se tornou um dia de feriado Municipal”, explicou. 
A igreja católica em Uruará irá celebrar hoje a noite uma procissão em homenagem a padroeira. “Será um culto de ações de graças. Uma comemoração!” disse. 

terça-feira, 12 de maio de 2015

Em nota Família de Luciano Stracke faz apelo pelo reaparecimento do madeireiro

Em nota Família de Luciano Stracke faz apelo pelo reaparecimento do madeireiro
          Luciano Stracke
Família do madeireiro Luciano Stracke que está desaparecido desde o dia 6 de maio divulgou nota fazendo apelo pelo retorno do familiar.
Pedimos a quem estiver com o nosso amado ente, Luciano Stracke, que o devolvam para nós. Comprometemo-nos a até retirar a queixa na polícia. Não queremos os veículos, só queremos o Luciano de volta. estamos todos aflitos, mãe, esposa e filhos estão chorando bastante. Pedimos para que as polícias dos municípios vizinhos ajudem na localização de Luciano Stracke, pois já são seis dias de muita angústia”, diz a nota.
O madeireiro Luciano Stracke está desaparecido desde as 23:30 h de quarta-feira, 6 de maio de 2015. O madeireiro desapareceu quando negociava a venda de um caminhão Ford/Cargo 2628 E e um trator D50. Ele residia numa casa alugada no Bairro Vila Brasil, zona norte da cidade de Uruará, onde na manhã de quinta-feira, 07, foram encontrados apenas o quarto revirado e um ventilador ligado no interior da residência. O trator que estava encima do caminhão estacionado enfrente a casa também haviam desaparecido. A polícia civil de Uruará segue investigando o caso.
Quem tiver informações ligue imediatamente para a polícia pelos telefones: 0933532-1970 da delegacia de polícia civil e celular 093991035395 falar com o investigador José Tadeu.

Justiça bloqueou 5% de todas as verbas do município de Uruará

Justiça bloqueou 5% de todas as verbas do município de Uruará
 Vinícius de Amorim Pedrassoli
O bloqueio foi realizado no dia 27 de março de 2015. Acatando a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Pará contra o município de Uruará, mais especificamente a prefeitura do município, o Juiz Titular da Comarca de Uruará, Vinícius de Amorim Pedrassoli determinou o bloqueio imediato no percentual de 5% de todas as verbas municipais até a quitação das folhas de pagamento atrasadas. Foram bloqueadas verbas do FPM, FUNDEB, ICMS, IPI, IPVA, e outras, no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Estado do Pará – BANPARÁ, o Banco da Amazônia foi notificado na sexta-feira, 08 de maio.
O juiz Vinícius de Amorim Pedrassoli, Titular da Comarca de Uruará esclareceu sobre a decisão. “Quero esclarecer aos Munícipes que existe uma ação de nº 490966/2013 intentada pelo Ministério Público Estadual contra a Prefeitura de Uruará sobre os salários atrasados dos funcionários. Foi proferida a sentença, determinando que a Prefeitura faça o pagamento destes salários atrasados”, disse.
Pedrassoli destacou que na sentença determinou o bloqueio de apenas 5% de todas as verbas municipais de todos os meses, e não de todas as verbas da Prefeitura. “Determinamos para que as agências bancárias fizessem este bloqueio, para que seja formado um montante para que sejam efetuados os pagamentos destes salários. É uma necessidade dos funcionários prejudicados e não prejudica a prefeitura. Este sentença foi proferida em 21 de julho de 2014. A Prefeitura apresentou recurso na época, e, agora em 24 de março de 2015 eu julguei. Determinando através de ofícios aos bancos, no dia 27 o bloqueio das contas. Só esclarecendo que determinei o bloqueio de apenas 5% por mês de todas as verbas municipais, e somente após o dia 27 de março de 2015, o que não inviabiliza a administração municipal, é apenas um pequeno percentual das verbas que há possibilidade de administrar a Prefeitura normalmente”, explicou.
O juiz informou ainda como serão feitos os pagamentos dos salários atrasados dos servidores. “O banco vai informar ao judiciário o valor de quanto foi bloqueado. A prefeitura vai apresentar ao Juiz o pedido de pagamento e eu vou determinar, com a concordância do Sintepp e Sinspur, a liberação deste pagamento de forma proporcional ao salário que o servidor recebia. Isto é, juntou todo o montante, dá pra pagar 10% ou 20% da folha inteira? Aí sim, será feito o pagamento deste salário. Assim guarda melhor a igualdade entre todos os funcionários. Vamos exemplificar: O banco me informa que conseguiu no mês de abril bloquear 100 mil reais. Vou ver qual era o valor da folha e suponhamos que seja um milhão de reais, então eu tenho 100 mil reais bloqueados e determino pagar proporcionalmente este valor aos funcionários que estão com seus salários atrasados”, explicou.