terça-feira, 11 de março de 2014

Agricultores de Uruará recebem mudas de bananas

Mudas em amostra no pátio da CEPLAC/Uruará
A Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) escritório local de Uruará em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aqüicultura (SEMAPA), distribuiu em caráter de doação no mês de fevereiro de 2014 aproximadamente 1.000 mudas de banana da variedade Maçã-Conquista e da variedade Prata-Pacovan, ambas resistentes as principais doenças da espécie, que é o mal de Sigatoka, Mal do Panamá e Sigatoka Negra, atendendo mais de 30 agricultores do município. Está sendo também implantado numa área específica em campo de multiplicação, controlado pela SEMAPA, com aproximadamente 600 mudas de banana das variedades citadas.
Esse trabalho tem por objetivo introduzir no município de Uruará um material melhorado e que possa depois ser multiplicado para outros agricultores, aumentando assim a produção de banana do município”, disse o chefe da Ceplac/Uruará, Jaílson Brandão. O material distribuído para os agricultores é geneticamente selecionado, capaz de resistir às principais doenças da cultura, conforme já informado.
A cultura da banana já tem grande importância na economia de Uruará e as referidas mudas foram repassadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, para a SEMAPA e são provenientes do Centro de Fruticultura da Embrapa em Cruz das Almas, município do estado da Bahia.


As informações são da CEPLAC/Uruará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário