terça-feira, 13 de outubro de 2015

Com quase 18 mil hectares de área plantada em 2015 produção de cacau deve ser de 9 mil toneladas no município de Uruará

Com quase 18 mil hectares de área plantada em 2015 produção de cacau deve ser de 9 mil toneladas no município de Uruará
Por Joabe Reis
Foto: Cirineu Santos
O município de Uruará se aproxima das 18.000 hectares de área de cacau plantada e tem uma produção prevista de 9.000 toneladas de amêndoas de cacau secas. Números da safra de 2015 divulgados pelo escritório local da CEPLAC. Ainda de acordo com os dados divulgados, foram distribuídas 1.850.000 sementes de cacau para 565 produtores em 7 etapas de distribuição, destes produtores 330 irão plantar cacau pela primeira vez.
Os números foram divulgados pelo coordenador do Escritório local da CEPLAC em Uruará, Engenheiro Agrônomo Jailson Brandão, durante o Programa Regional Comunidade que foi ao ar nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2015, na Rádio Regional 91.3 FM de Uruará. “Esse ano nós já distribuímos mais de 1.850.000 (Um Milhão Oitocentos e Cinquenta Mil) sementes de cacau pra 565 produtores, sendo que 60% deles são produtores novos, que estão começando o plantio agora justamente por ver as viabilidades da cultura, as possibilidades que ela tem trazido para as famílias permanecerem no campo. Uruará hoje já se aproxima dos 18 mil hectares de cacau plantados com mais de 9 mil toneladas de cacau seca em amêndoas, é a expectativa que temos pra fechar esse ano (2015),” informou Jailson Brandão.
 Jailson Brandão e Diemerson Barile
O Agente de Atividades Agropecuária da CEPLAC/Uruará, Diemerson Barile, aproveitou para fazer algumas recomendações aos produtores. “Estamos alertando para que o produtor primeiro prepare a sua área, faça o sombreamento provisório, sendo que a banana é o principal tipo de sombreamento provisório utilizado, isto deve ser feito pelo produtor num ano e no outro ano ele deve plantar a lavoura, pois assim o cacau ficará protegido. Devido a intensidade do verão amazônico ocorre muitas perdas. Providenciar o sombreamento da área deve acontecer no mínimo seis meses antes do plantio das mudas de cacau. As perdas são muito grandes quando não é feito o sombreamento adequadamente. Os nossos produtores tem recebido sementes de qualidade coma as seguintes características: precocidade, que é produzir mais cedo; longevidade, que é uma vida mais longa da planta; produtividade e tolerância. Essa semente sendo implantada em solo de boa qualidade o sucesso de produção é garantido. E orientamos aos produtores para implantarem o sombreamento provisório e o definitivo”, ressaltou Barile.
A atividade cacaueira gera emprego e renda no município e região, de acordo com dados da CEPLAC, para cada 10 hectares de cacau produtivo é gerado de 3 a 4 empregos diretos e para cada emprego direto, no processo de fechamento da cadeia produtiva, são gerados 4 empregos indiretos.
A produtora de cacau Elcy Gutzeit, administradora da Fazenda Panorama, no travessão 140 norte, zona rural do município de Uruará, destaca a importância da lavoura cacaueira.
 “A cultura do cacau é de grande importância na sustentabilidade na região. Além disso, esta cultura entra como árvore de reflorestamento. Outro aspecto importante na lavoura é a geração de emprego e renda, enquanto o pecuarista gera renda para uma ou duas famílias, a cultura do cacau, beneficia entre 30 a 40 famílias”, afirmou a cacauicultora.
A Fazenda Panorama é uma das propriedades destaques na produção de cacau no município de Uruará.
Em termos de área de cacau formado a média do município de Uruará é de 11 hectares, sendo a maioria das propriedades são de 5 a 6 hectares.
A meta da CEPLAC é de que o Pará ganhe mais 120 mil hectares de cacau até o ano de 2020 e no município de Uruará a lavoura cacaueira se expande de 1000 a 1200 hectares, de acordo com as sementes distribuídas pelo órgão, com as perdas em decorrência do fator climático e sombreamento inadequado a expansão é de no mínimo 800 ha anualmente no município. Sendo assim o município deve alcançar em 2020 um total de no mínimo 22 mil hectares de área de cacau plantado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário