quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Festival do Pescador no Rio Iriri acontecerá no fim do mês

Por Joabe Reis
Os moradores da beira do Rio Iriri, na vicinal do km 185 Sul, a cinco minutos rio acima do Porto Maribel, estão se mobilizando para o Festival do Pescador que vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de setembro na Ilha Jacundá, a cerca de 100 quilômetros do centro urbano do município de Uruará.
Juvenal Marino da Silveira, popular Jacundá, um dos organizadores do Festival falou como estão os preparativos para o evento. “Tivemos a iniciativa de criar este evento no ano passado com um grupo de pescadores. Estamos montando tudo. Ali acontecem várias atividades como prova do tambor, natação e a pescaria de quem pega o maior e menor peixe, bem como a maior quantidade”, explicou.
Juvenal Marino da Silveira (Jacundá)
Jacundá disse que conta com a participação de todos. “Basta chegar junto conosco. Temos toda a infraestrutura disponível e gratuita. Quem for só paga o que consumir. Até o peixe eu dou para quem queira fazer a caldeirada. Queremos a participação de todos. A ilha tem capacidade para receber três mil pessoas”, disse.
Juvenal Marino da Silveira mora na Ilha Jacundá há 20 anos, onde cresceu se casou e formou família. No local o visitante pode armar a reide num barracão ou armar a barraca, para relaxar e dormir.
O festival do Pescador tem como finalidade promover a cultura da pesca artesanal de maneira sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário