quarta-feira, 8 de julho de 2015

Operação policial combateu extração ilegal e furto de madeira em Uruará

Por Joabe Reis

Uma operação policial, que contou com a participação da Polícia Militar e Polícia Civil, apreendeu dois tratores e flagrou uma extração ilegal de madeira sendo praticada no travessão 160 norte da Transamazônica, zona rural do município de Uruará. 
A operação ocorreu nesta terça-feira, 07, em cumprimento a mandado judicial de busca e apreensão. A prática criminosa de furto e extração ilegal de madeira foi flagrada na Fazenda Nova Invernada, fazenda que é alvo de disputa judicial por sua posse em decorrência de invasão feita por Sem Terras, mas a operação policial desta terça-feira teve o objetivo apenas de combater e pôr fim ao crime citado, segundo informou a polícia.
O delegado Walison Damasceno, da Delegacia de Polícia Civil de Uruará e responsável pela operação, contou sobre a ação policial. “Nós recebemos denúncias e foi registrado um boletim de ocorrência, na localidade da Nova Invernada, que já é uma área de invasão que está numa disputa judicial, só que, no entanto, essa disputa não cabe a nós da polícia qualquer tipo de interferência com relação a disputa de posse daquela fazenda. E fomos informados do furto de madeiras e extração ilegal que estava ocorrendo na fazenda, sendo que aquela área está em disputa e não pode ser retirado nenhuma madeira lá, pois é uma área que está em procedimento na justiça agrária e na justiça federal. Foi solicitado um mandado de busca e apreensão a justiça e esse mandado foi cumprido ontem. 
Lá foi encontrado escondido na mata dois tratores, motosserras. Foi encontrado acampamento que era utilizado para abertura de estrada no meio da mata com a finalidade de retirar madeira. Foi encontrado também uma grande quantidade de madeira em tora prona para ser transportada. Nossa finalidade foi essa, coibir ali a prática da extração ilegal e o furto de madeira daquela região. Em nenhum momento a PM e a PC foi até ao local para realizar qualquer tipo de desocupação. Os tratores foram apreendidos, serão encaminhados ao judiciário. Posteriormente foram localizadas pessoas que estavam trabalhando naquela área com esta finalidade de explorar, foram conduzidas a Delegacia para prestar depoimentos, declarações e que agora com instauração de inquérito vamos apurar a responsabilidade, quem é proprietário do maquinário, quem estava autorizando a retirada daquela madeira, quem estava comprando a madeira que estava sendo furtada”, detalhou o delegado.
Ninguém foi preso na operação, o inquérito policial foi instaurado para apurar o crime e responsabilizar dentro da lei os culpados da referida prática criminal. O fato será comunicado a Secretaria de Meio Ambiente e aos órgãos competentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário