segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Uruará fecha CEJAP e prejudica 400 alunos

Prefeitura de Uruará fecha CEJAP e prejudica 400 alunos
 Foto tirada ainda na época da administração do ex-prefeito Eraldo Pimenta
O Centro de Educação de Jovens e Adultos Personalizados (CEJAP), a partir desta segunda feira, dia 09 de fevereiro, terá suas atividades encerradas, prejudicando pelo menos 400 alunos da rede municipal de ensino que não terão onde estudar. 
A professora Florinda Maria Damo, há mais de 22 anos na educação em Uruará, disse estar bastante surpresa com a ordem da SEMED de fechamento do CEJAP. “Ficamos indignados com a notícia do fechamento do CEJAP. Por vários momentos queriam fechar este Centro, que em 1985 ainda chamava Unidade de Ensino Supletivo (UES) e, que em 2011 mudou o nome para CEJAP. Gostaria que as autoridades refletissem nesta decisão, especialmente olhasse para a situação do aluno. São alunos que dependem desta escola para sua formação e, onde muitos já estudaram um ano e vão perder seu tempo de estudo. Estou muito triste com esta notícia”, desabafou.
Quem também está indignado, é o professor Sólon Matos que falou sobre o quanto o CEJAP ajudou na formação de muitos alunos no Município. “O que mais dói é saber que os alunos do travessão irão ficar sem estudar, muitos vem de longe. Outra coisa é a questão do investimento aplicado aqui e agora recebemos esta notícia de encerramento das atividades. Este Centro que já formou muita gente”, disse. 
O professor Antonio Barbosa, conhecido como Toninho, recebeu com muita tristeza a notícia do CEJAP. “A notícia de encerramento do CEJA impactou a todos nós e alunos. Sugiro que a SEMED pense no caso e procure alternativas para atender os 400 alunos que ficaram sem estudar e sem perspectiva de continuação de ensino”, disse Toninho. 
O secretário Municipal Educação de Uruará, Wilson Nascimento, explicou que o fechamento do CEJAP no Município foi uma ordem do Governo do Estado e que não há possibilidade de manter em funcionamento o Centro de Educação de Jovens e Adultos Personalizados no Município. 
Segundo ele “o Estado sinalizou via documento que o CEJAP não se autoriza com a grade curricular desenvolvida. E para nós não é interessante transformar o CEJAP em EJA. Tivemos que fechar o Centro, mediante no futuro não podermos expedir a documentação dos alunos. Estamos estudando uma forma legal para que possamos atender, mas temos que fazer toda uma documentação”, disse.
O aluno Eli Gonçalves Ferreira, recebeu a notícia do encerramento do CEJAP com muita tristeza e disse estar revoltado com a atitude da Prefeitura. “Muito ruim receber esta notícia. Quando eu era novo não tive a oportunidade de estudar e, quando apareceu esta chance, me dediquei de corpo e alma. E, após um ano estudando, vem uma notícia desta, de que as atividades do CEJAP havia se encerrado. Estou muito revoltado! Uma administração que não se preocupa com a educação do Município. Estou indignado com este prefeito. Eu que sou pioneiro e vejo o município abandonado pela atual administração”, desabafou. 
O aluno Antonio Martins de Sousa, conhecido como Zicão, também manifestou sua indignação. “Aprendi muito com os professores do CEJAP. Mas fiquei surpreso com a notícia do encerramento do Centro. Sugiro que os responsáveis busquem alternativas e não nos deixe desorientados”, sugeriu. 
Por outro lado a Câmara Municipal de Vereadores foi pega de surpresa com a notícia. O vereador Zenilson Negão disse que estará tomando medidas cabíveis para que os alunos não sejam prejudicados. “O CEJAP é de fundamental importância para o Município. Beneficiou muitas pessoas, especialmente aos alunos da zona rural. O fechamento do CEJAP em Uruará é inaceitável. O Executivo tem que tomar providências para atender estes quatrocentos alunos e não deixá-los fora da sala de aula. Estaremos tomando medidas cabíveis para que os alunos não sejam prejudicados”, disse Negão. 
O vereador também criticou a administração municipal. “Estamos entrando no terceiro ano de governo e só tem demonstrado a falta de competência e falta de respeito com a população de Uruará. O prefeito não valoriza a educação. Não valoriza a saúde. Não tem compromisso com a população uruaraense”, disparou. 
O vereador Gilmar Milanski, ressaltou que assim que a Câmara Voltar suas atividades, dia 15 deste mês, será uma das primeiras pautas a ser colocada em discussão. “A princípio ainda não sei o motivo em que levou a Secretaria de Educação encerrar as atividades do CEJAP. Fomos pegos de surpresa! Uma coisa é clara, o Centro atendia cerca de 400 alunos, em sua maioria, adultos, pais e mães de família que não podem ser deixados abandonados. A Secretaria de Educação tem que oferecer alternativas para que estes alunos continuem estudando. Vamos apurar esta questão e rever esta situação do CEJAP. Assim que retornarmos nossas atividades dia 15 de fevereiro, iremos colocar este assunto como uma das primeiras pautas a ser abordadas pelos vereadores, visando garantir o direito de estudo destes alunos que freqüentavam o CEJAP”, finalizou Gilmar Milanski. 
Reportagem de Cirineu Santos da Rádio Regional 91.3 FM de Uruará, PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário