quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Crise econômica chega ao setor cacaueiro e afeta compra de cacau no município de Uruará

A crise financeira afeta os compradores de cacau do município de Uruará e municípios da região. Cerealistas que compram cacau no município de Uruará informaram que ninguém está comprando mais o cacau.
Jacy Vargas, que trabalha com compra da amêndoa numa Cerealista, disse que tem muita produção de cacau na região, mas a crise afetou o mercado. “Produziu muito na região, mas não temos verba para pagar o produtor e com as agências financeiras fechadas (Banco do Brasil e Amazônia), a situação fica mais difícil. A verdade é que não temos mais como comprar o cacau”, disse.
Jonildo Fialho, também do ramo de compra de cacau em Uruará, disse que as empresas que compram cacau da região superlotou. Ninguém mais quer comprar. “O prejuízo é grande. As empresas Cargill e Barry Callebaut, passa até 10 dias com os caminhões para descarregar. Eles não estão mais recebendo mais o cacau. A produção aumentou, mas ninguém compra”, disse.
Os produtores de cacau não sabem como vai fazer para vender o cacau, como é o caso do agricultor Francisco José de Araújo, que trabalha na vicinal do km 175 sul. “Está difícil para vender o cacau. Estamos esperando mais de 15 dias para poder vender às cerealistas em Uruará. Ninguém quer comprar. A situação está triste. Não estamos conseguindo vender. Não sabemos o que fazer”, disse o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário