segunda-feira, 17 de março de 2014

Lavoura de Urucum em Uruará recebe visita


Na tarde desta segunda-feira, 17, representantes da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Jailson Brandão, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Domingos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Darcísio, acompanharam o presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Uruará (Coomavur), Cirilo Nicoldi, em uma visita a propriedade do senhor Antônio Brandico no quilômetro 175, na margem sul da rodovia Transamazônica, a cinco quilômetros da cidade de Uruará. Na propriedade foi visitada a lavoura de Urucum que tem servido de experiência para o desenvolvimento da cultura no município de Uruará que tem sido incentivada e introduzida no município pela Coomavur através de seu presidente, Cirilo Nicolodi.


“A gente está bastante feliz com o desenvolvimento da cultura, que está realmente correspondendo com as expectativas, as sementes utilizadas para formação dessa lavoura que estamos visitando hoje foram fornecidas pela Embrapa através da Cooperativa pelo seu presidente Cirilo que incentivou o plantio, e nós trouxemos para cá uma semente com um melhor valor agregado, que seria o corante. Essa é mais uma alternativa interessante para a agricultura familiar no município, disse o representante da Embrapa Darcísio.

“O urucum ele vem como mais uma opção agrônoma para o município, forte. As sementes, com melhoramento genético atestado pela Embrapa, estão sendo entregue aos produtores interessados no cultivo desse tipo de lavoura, o que da a impressão que a cultura do urucum veio pra ficar. É mais uma opção de lavou que o agricultor tem para implantar no seu imóvel rural”, destacou o representante da Emater, Domingos da Emater.
“A diversificação da atividade agrícola é um aspecto muito positivo principalmente na pequena propriedade rural e com relação a introdução da cultura do urucum no município de Uruará de forma comercia, nós temos que lembra e com certo louvor dar os parabéns a Cooperativa Coomavur, na pessoa de seu presidente, Cirilo Nicolodi, porque ele tem feito um esforço muito grande no sentido de trazer mais essa alternativa que é uma boa alternativa para a diversificação da propriedade agrícola, para diversificação da produção. Essa diversificação é muito importante, entre outros fatores, porque garante a estabilidade da renda familiar do agricultor ao longo do ano”, disse o chefe da Ceplac Uruará, Jailson Brandão.
“O urucum é uma lavoura boa, porque produz ligeiro, dá umas três ou quatro colheitas, boas, por ano. A minha lavoura vai completar 3 anos no mês de abril e eu fiz a primeira colheita quando ela completou um ano, disse o proprietário da lavoura, Antônio Brandico.

“Estou cada vez mais firme no meu pensamento com os resultados que surgido. A gente já distribuiu sementes de urucum para 200 agricultores cadastrados na cooperativa, essas sementes são geneticamente melhoradas pela Embrapa que tem nos fornecido. Os agricultores têm que estar atentos, porque na nossa propriedade tem que ter a vaca do leite, a vaca  para corte, tem que ter urucum, guaraná, tem que ter o cacau, e quem tem o urucum terá a produção do cacau ou de outra principal atividade desenvolvida na propriedade , como saldo. O urucum tem um preço excelente, já chegou a ser negociado a R$ 6,00 o kg no município. Recentemente chegou semente nova na cooperativa que serão distribuídas gratuitamente aos agricultores que serão cadastrados na cooperativa”, afirmou o presidente da Coomavur, Cirilo Nicolodi.
A lavoura de urucum visitada nesta segunda-feira foi plantada em uma área de 1 hectare com 400 pés de urucum plantados já produzindo, de onde já foi colhida no ano de 2014 a quantia de 120 quilos e está pronta para receber outra colheita com previsão de 600 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário