Por Joabe Reis
Na tarde deste sábado, 11 de julho de 2015, em um acontecimento histórico foi realizado o I Fórum de Desenvolvimento da Transamazônica e BR 163. Idealizado e coordenado pelo Deputado Estadual, Eraldo Pimenta (PMDB) o Fórum reuniu cerca de 500 pessoas no Clube SOCRECA (localizado no Bairro Vila Brasil, zona norte da cidade de Uruará) e contou com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. Também estiveram presentes os Deputados Estaduais, Iran Lima, Soldado Técio, Sidney Rosa, Antônio Tonheiro e Hilton Aguiar, representante do DNIT, Marcelo Caldeira, representante da Sespa, Cezar Augusto, representante da Polícia Militar, Major Wagner, presidente da Câmara de Vereadores de Uruará, Gedeon Moreira e representante do Banco da Amazônia, Carlos Henrique, autoridades que compuseram a mesa de debate. Também se fizeram presente autoridades de outros municípios como Rurópolis, Medicilândia e Jacareacanga.
O evento teve como finalidade iniciar o resgate socioambiental de uma zona tão importante para o Estado do Pará e para o Brasil, composta pelas áreas de influência da Rodovia Transamazônica - BR 230 e da Rodovia Santarém Cuiabá - BR 163. O Fórum lançado no município de Uruará em 11 de julho de 2015 se estenderá em plenárias microrregionais, sendo a primeira plenária no Município de Altamira, no dia 11 de agosto de 2015; a segunda plenária no Município de Rurópolis, no dia 11 de setembro de 2015; a terceira plenária no Município de Itaituba, no dia 11 de outubro de 2015, sendo a quarta plenária no Município de Santarém, no dia 11 de novembro de 2015.
Uma carta com as demandas prioritárias ansiadas pelo povo da região deverá ser elaborada para que possa ser debatida na Assembléia Legislativa do Estado e posteriormente tais reivindicações serem atendidas.
Foram abordadas questões como o asfaltamento da PA 370, a ampliação do ensino médio em Uruará e região com a construção de mais escolas, investimentos em segurança pública e asfalto das ruas de Uruará.
O Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, em seu discurso mencionou a possibilidade de imediatamente o município de Uruará triplicar a sua produção de peixe em cativeiro, passando das 500 toneladas por ano para 1.500 toneladas por ano, isto devido o potencial que o município apresenta, ele ainda mencionou que o seu ministério liberou 2 bilhões de reais para o setor, o ministro citou ainda a aquisição de um caminhão frigorífico para beneficiar o pescado da região.
“O ministério está a disposição e a orientação é poder atender a esta região, fazer com que haja o incentivo para a atividade do campo, seja os projetos de assentamento, seja com a agricultura familiar, também a grande produção de grãos, também de pecuária possa diversificar as suas atividades de cultivo inserindo o cultivo de peixe, a piscicultura. Nós acreditamos muito nessa região, estamos dispostos a ajudar a qualificação técnica com o apoiamento com o fomento através do plano safra 2015/2016 com R$ 2 bilhões de crédito para pequenos, médios e grandes produtores, também na infraestrutura para esta região. Nós desejamos poder fazer com que a região oeste do Pará, a região da Transamazônica e da BR 163, possam ter na atividade da piscicultura um fortalecimento que gere emprego, renda e acima de tudo é garantir oferta de pescado nas mesas das pessoas a um preço acessível para um bom consumo dessa proteína de qualidade. O ministério tem condições para viabilizar máquinas para fazer tanques escavados, tem condições de viabilizar centros de alevinagens, tem condições de mandar técnicos pra cá pra qualificar desde o pequeno produtor, os trabalhadores da piscicultura como também os grandes latifundiários para que se convençam da viabilidade da atividade. Fomentar através do plano safra a implantação de fábrica de ração, fábricas que possam produzir utensílios utilizados na piscicultura”, disse Helder em entrevista após sua participação no Fórum.
o I Fórum de Desenvolvimento da Transamazônica e BR 163 foi encerrado com o discurso de seu idealizador Deputado Estadual Eraldo Pimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário