quarta-feira, 26 de março de 2014

Rápida Biografia do Escritor e Locutor Joabe da Vitória Reis


No dia 6 de junho do ano de 1982 nascia Joabe da Vitória Reis, numa casa de uma localidade chamada Mutran, zona rural do município de São Geraldo do Araguaia, interior do estado do Pará. Era um bebê forte e saudável que no entanto, deu muito trabalho ao nascer, devido a sua chegada ao mundo ter sido em um parto complicado obrigando sua mãe, Joanita Carvalho Vitória, ser levada as pressas para o hospital da cidade de São Geraldo, estando desacordada, já que o parto era realizado com o auxílio de uma parteira sendo a família muito humilde desprovida de recursos financeiros suficiente para pagar um ambiente hospitalar adequado.
Quando era pequeno Joabe sonhava em ser piloto da aeronáutica.
Ele viveu até os três anos de idade na casa onde nasceu, depois seu pai, Edivaldo de Oliveira Reis, levou a família para morar numa localidade ainda mais distante chamada Mutum, lugar de floresta densa e de rara civilização. No local Joabe viveu até seus 6 anos de idade, mudando com a família para a cidade onde morou alguns meses, depois foi para uma localidade próxima da sede do município onde morou dois anos, fez muitos amigos, como Fabinho, Hermes, Alexandro e Sidney (os quais nunca mais foram vistos por ele). Aos oito anos de idade deixou a sua terra natal e sua namorada de infância (Kátia de 8 anos, que também nunca mais viu) e seguiu com a família para o município de Placas, localizado na Transamazônica (BR 230), sudoeste do estado do Pará no mês de dezembro do ano de 1991. No município de Placas Joabe morou dois anos e meio ajudando a família no trabalho do campo.

Em 1994 no dia 4 de junho Joabe chegou na cidade de Uruará, onde foi morar com a família numa casa da Avenida Pará. Estudava na escola Instituto Educacional Uruará no período da tarde e quando não estava na escola estava jogando futebol com seu irmão mais novo , Elói, e seus amigos de infância, Eliel, Dola e Bil.
Já adolescente Joabe sonhava em ser locutor de rádio, costumava conectar um microfone num micro system e fingir que era locutor.
No ano de 1995 foi morar na zona rural do município de Uruará numa propriedade do km 192 na margem norte da rodovia Transamazônica onde trabalhou na lavoura de cacau. Cursou a 5ª série na escola Transamazônica da Agrovila Bela Vista km 190.
Em 1998 voltou a morar na cidade de Uruará numa residência da Rua Marquês de Tamandaré.
Em 2001 passou a estudar na escola Melvin Jones onde cursou o ensino médio concluído em 2003. Nesse período chegou a trabalhar como ajudante de pedreiro para ajudar nas despesas de casa.

Com sua esposa Edilene
Sempre interessado pela leitura e pela escrita publicou o seu primeiro livro, o romance Um Louco Desejo, no ano de 2004 quando participou da Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém, capital do Pará.
Em dezembro de 2005 começou a trabalhar como locutor em uma rádio pirata, realizando um de seus grandes sonhos.
Em 2007 começou a trabalhar como locutor de porta de loja até o ano de 2009 quando passou a trabalhar na Rádio Regional (onde trabalha atualmente).
No dia 12 de junho do ano de 2010 Joabe se casou com Edilene Galvão da Silva Batista, com quem é casado até os dias atuais.

Joabe da Vitória Reis, 31 anos, é o segundo filho mais novo de Edivaldo e Joanita e tem como irmãos vivos, Rubens Felix (mais velho que mora no Rio de Janeiro), Rosana Felix, Elton Dhon, Maria Angélica (que mora na cidade de Rurópolis), Whashington e Elói, ainda teve outros 6 irmãos que não estão mais vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário